menu

TCE/SC realiza 1ª Mostra de Pesquisa com foco em inovação e aprimoramento da gestão pública

sex, 17/07/2026 - 17:42
Resumo em linguagem simples

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), por meio do Instituto de Contas (Icon), promoverá em 5 de agosto a 1ª Mostra de Pesquisa, voltada à divulgação de estudos produzidos por servidores em cursos de mestrado, doutorado e na Revista do TCE/SC. A iniciativa busca aproximar a pesquisa acadêmica das atividades de controle externo, incentivar a aplicação prática do conhecimento e valorizar a produção científica. Haverá certificação para participantes inscritos. A ação integra a programação do Icon e pretende fortalecer a troca de experiências e a inovação na gestão pública.

Banner horizontal com fundo cinza e um elemento em 3D em transparente e vermelho, que representa uma lupa. À esquerda, a data 5 de agosto e o texto "Primeira Mostra de Pesquisa do TCE/SC", com o tema “Inovação no controle externo”. Abaixo, o nome do evento, X Congresso Catarinense de Direito Administrativo, além das informações de local (Auditório Vermelho do TCE/SC) e horário (das 13h às 17h).

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), por meio de sua escola de governo — o Instituto de Contas (Icon) — realizará, no dia 5 de agosto, a 1ª Mostra de Pesquisa da Instituição. A iniciativa tem como objetivo divulgar estudos desenvolvidos por servidores do Tribunal em cursos de mestrado e doutorado e trabalhos publicados na Revista do TCE/SC.  Confira a programação completa.

A proposta busca aproximar o conhecimento acadêmico das atividades do controle externo e da Administração Pública, incentivando a aplicação prática dos resultados das pesquisas no dia a dia da Instituição. A ação também valoriza a produção científica dos servidores e amplia o debate sobre temas relevantes para a gestão pública. A iniciativa irá certificar os participantes que se inscreverem (Inscrição). 

A mostra integra a programação acadêmica do Instituto de Contas e antecede o X Congresso de Direito Administrativo, promovido em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (Idasc), que ocorrerá de 5 a 7 de agosto, no Auditório Bordô do TCE/SC. Confira aqui a programação completa. 

Além das apresentações de pesquisas, a iniciativa prevê atividades permanentes de compartilhamento de conhecimento, como mesas temáticas, encontros de pesquisa aplicada, ciclos de debates e participação em eventos institucionais. Também estão previstas publicações para divulgar os estudos apresentados, como edições especiais da Revista do TCE/SC, anais, cadernos de resumos e coletâneas temáticas. 

Segundo a diretora do Icon, Marina Ferraz de Miranda, a Mostra de Pesquisa está alinhada às ações de capacitação, inovação e gestão do conhecimento previstas no Plano de Ação do TCE/SC. A expectativa é fortalecer a troca de experiências entre servidores, pesquisadores e especialistas, além de incentivar a produção e a disseminação de soluções que contribuam para o aperfeiçoamento da Administração Pública e das atividades de controle externo. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
LinkedIN: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal - Emendas Parlamentares (11/8 a 10/9/2026)
Concurso do TCE/SC
Prêmio de Jornalismo do TCE/SC — Conselheiro Salomão Ribas Junior
EducaTCE/SC
Programa Nacional da Transparência Pública - Ciclo 2026
Espaço da Revista do TCE/SC
Portal da Residência
Livro digital "Tribunal de Contas de Santa Catarina: há 70 anos fazendo diferença na vida das pessoas"
Rádio TCE/SC
TCs na TV