menu

Conselheiro Adircélio, do TCE/SC, coordena projeto no âmbito da Atricon para disseminação de boas práticas relacionadas aos ODS

ter, 14/06/2022 - 11:54
Banner com fundo em tom de verde claro. À esquerda, há uma criança de braços abertos se molhando na chuva. As gotas de chuva estão representadas por linhas com o background de nuvens. Ao fundo, há prédios em preto e branco. À direita, há o título “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, em branco, com a sigla ODS em azul. Abaixo, há os 17 ODS em quadrados coloridos com ícones que os representam.  No canto inferior direito, há os logotipos da Atricon e dos ODS e o texto “Tribunais de Contas do Brasil".

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na condição de vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foi designado pela entidade para coordenar o projeto referente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa integra o Plano de Gestão 2022-2023 da Atricon, aprovado no dia 8 de junho durante reunião na sede do TCE/SC, em Florianópolis. 

O projeto busca o engajamento dos Tribunais de Contas (TCs) nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir da criação de um comitê técnico especializado no tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e da realização de melhorias no site dos ODS Tribunais de Contas do Brasil. “São iniciativas importantes para disseminar e estimular a adoção de boas práticas no âmbito do controle externo e para fortalecer a cultura da sustentabilidade nas suas diversas dimensões, com reflexos positivos para a sociedade”, enfatiza o conselheiro Adircélio. 

Embora o Plano de Gestão tenha sido aprovado agora, as ações foram inseridas no Plano de Diretrizes e Iniciativas Estratégicas para os primeiros 100 dias da nova diretoria da Atricon, portanto, já estavam em desenvolvimento. No dia 26 de maio, o presidente da entidade, conselheiro Cezar Miola, por meio da Portaria 11/2022, constituiu o comitê técnico, responsável pela análise técnica e pela seleção das ações enviadas pelos TCs, a serem disponibilizadas no site dos ODS (Saiba mais 1). 

Também já está em andamento a revisão do site dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, lançado em novembro de 2021 para divulgar as ações promovidas pelos TCs relacionadas aos 17 ODS. O trabalho mantém o propósito de promover o engajamento das Cortes de Contas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Está sendo executado por profissionais dos Tribunais de Contas de Santa Catarina e da Paraíba, e o gerenciamento do espaço está a cargo da equipe do TCE/SC (Saiba mais 2). 

 

Outros projetos 

Além da aprovação do Plano de Gestão 2022-2023, na reunião comandada pelo conselheiro Cezar Miola, foi feita exposição sobre os projetos inseridos no Plano de Diretrizes e Iniciativas Estratégicas para os primeiros 100 dias da nova diretoria. 

O vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, também é responsável pelos projetos voltados à ampliação do relacionamento da entidade com organismos internacionais, à realização de eventos em conjunto com organismos internacionais de controle e à identificação de boas práticas internacionais. 

De acordo com o vice-presidente Executivo, conselheiro Edilson de Sousa Silva, “a meta ousada de entrega de 100% foi atingida, o que demonstra o compromisso de todos com o controle externo brasileiro”. 

  

Saiba mais 1: integrantes do Comitê Técnico 
Membros:  
- Conselheiro Cezar Miola (TCE/RS); 
- Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE/SC);  
- Conselheiro Marcus Vinícius de Barros Presídio (TCE/BA);  
- Conselheiro Wanderley Geraldo de Ávila (TCE/MG);  
- Conselheira-Substituta Milene Dias da Cunha (TCE/PA).  

Assistentes técnicos:  
- José Raimundo Bastos de Aguiar (TCE/BA) – coordenador; 
- Anderson Tiago Ferreira Santos Sampaio (TCE/MG);  
- Ari de Soeiro Rocha (TCM/SP);  
- Ieva Lazareviciute (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil – PNUD);  
- Ikaro Peres Cunha (TCE/TO);  
- Monique Portella (TCE/SC);  
- Renata Miranda Passos Camargo (TCU);  
- Rubens Custódio Pereira Neto (TCM/GO);  
- Wendel Regis Ramos (TCE/BA). 
Fonte: Portaria 11/2022, da Atricon. 

  

Saiba mais 2: grupo de trabalho para melhorias no site dos ODS 
Membro: 
- Conselheiro Fernando Rodrigues Catão (TCE/PB). 

Técnicos: 
- Andreza de Morais Machado (TCE/SC); 
- Caio Nepomuceno de Queiroz Melo (TCE/PB); 
- Lúcia Helena Fernandes de Oliveira Prujá (TCE/SC); 
- Matheus Gustavo de Medeiros Batista (TCE/SC). 
Fonte: Vice-Presidência de Relações Internacionais da Atricon. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC