menu

Diretoria de Gestão de Pessoas realiza homenagem no dia do estagiário

ter, 26/08/2014 - 17:10

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) organizou, no dia 18 de agosto, uma homenagem aos estagiários do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Durante o ato em comemoração ao Dia do Estagiário, realizado na sala de aula do Instituto de Contas (Icon), os estudantes ouviram uma apresentação sobre o Programa de Prevenção e Acompanhamento à Dependência de Álcool e outras Drogas do TCE/SC (Protc). A programação incluiu a exibição do documentário “Dois pesos e duas medidas”, que trata do tabagismo e da indústria do cigarro.

A Coordenadora de Registros e Gestão de Pessoas da DGP, Rosana Sell Koerich, iniciou a homenagem explicando que a presença dos estagiários no dia a dia de uma empresa é fundamental para “oxigenar” o ambiente e contribuir com ideias criativas. “O estágio é importante, pois possibilita um aprendizado prático estruturado para o estudante”, afirmou. O Dia do Estagiário foi instituído em 1982 e é comemorado em 18 de agosto, data do Decreto nº 87.497 da Presidência da República que regulamentou a Lei nº 6.494/77, primeira Lei de Estágio.

Dando continuidade à homenagem, foi exibido o documentário “Dois pesos e duas medidas”, dirigido por Rodrigo Gontijo. O curta-metragem relata a história do aposentado José Carlos Carneiro que teve suas pernas amputadas por uma doença causada exclusivamente pelo cigarro, a tromboangeíte obliterante. José Carlos ficou conhecido ao ter sua imagem estampada nas advertências sanitárias dos maços de cigarros em 2004, e hoje, aos 68 anos, é um símbolo das campanhas antitabagismo. O filme traz a opinião de especialistas em direito, saúde e políticas públicas com o intuito de gerar o debate na sociedade sobre como o Poder Judiciário vem usando pesos e medidas diferentes quando se trata do direito do consumidor. 

Ao final da exibição, o servidor Valmor R. Machado Junior, lotado na Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor (DGP), apresentou o Protc, programa oficializado em 2004, que propõe alertar e conscientizar o público interno do TCE/SC sobre os problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, contribuindo para a prevenção e redução dos riscos causados pelo uso dessas substâncias. “A proposta do Protc é fazer com que os funcionários do Tribunal e seus familiares estejam mais preparados para lidar com esse problema”, esclareceu Machado Jr. “Queremos oferecer uma chance de melhorar, progredir, ajudar e quem sabe até de se recuperar”.

Para finalizar a programação do Dia do Estagiário, a servidora Martha Godinho Marques (DGP) fez um levantamento, com ajuda dos estudantes, dos pontos positivos e negativos de estagiar no Tribunal. Foram citadas, principalmente, a integração, a simpatia dos servidores e a flexibilidade de horários como benefícios, enquanto a falta de um e-mail institucional para estagiários e a impossibilidade de empréstimos de livros do acervo da biblioteca foram sugeridos.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques