menu

TCE/SC abre inscrições para fórum de controladores internos dos municípios

Submitted by admin on ter, 15/05/2018 - 13:16

(Ouça)

(TCE Informa)

Locutor: Até o dia 4 de junho, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), estará recebendo inscrições para o Fórum com Controladores Internos Municipais. O evento é voltado para os profissionais que atuam nas prefeituras e nas câmaras de vereadores dos 295 municípios catarinenses. O encontro será realizado no dia 12 de junho, na sede do TCE/SC em Florianópolis, com início às 10 horas e encerramento às 17 horas.

A organização é do Instituto de Contas do Tribunal. As vagas são limitadas, sendo uma para servidores das prefeituras e uma para servidores das câmaras municipais. O objetivo é debater os aspectos contábeis de execução orçamentária, atos de pessoal e licitações e contratações.

Para isso, o Fórum terá participação efetiva das Diretorias de Controle dos Municípios (DMU), Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) e Diretoria de Licitações e Contratos (DLC). Segundo o diretor da DMU, Moisés Hoegenn, o encontro está sendo preparado para que muitas dúvidas sejam sanadas.

(Sonora Moisés Hoegenn)

Cada uma dessas diretorias vai apresentar aquelas demandas que devem ser atendidas necessariamente, ordinariamente, visando a questão de atendimento de regularidade na apresentação de relatórios, na apresentação de pareceres e atos específicos, que devem ser apresentadas periodicamente, ou anualmente e um longo espaço para nós tirarmos dúvidas e apresentarmos orientações quanto as principais ações a serem tomadas por esses profissionais nas ações que desenvolvem na unidade jurisdicionada.

Locutor:  Moisés Hoegenn também destaca que a realização do Fórum surgiu da 1ª edição dos Encontros Regionais voltada para contadores e controladores dos municípios, promovida pelo Tribunal de Contas entre 30 de março de 2017 a 17 de abril de 2018. Os auditores do TCE/SC visitaram as 21 Associações de Municípios que representam as prefeituras e câmaras de Santa Catarina.

(Sonora Moisés Hoegenn)

Está sendo preparado com muito carinho, primeiro porque esse Fórum decorre de uma demanda que nós recebemos dos próprios jurisdicionados ao longo do ano passado quando nós realizamos as visitas nas Associações de Municípios. As inscrições estão bastante concorridas, já temos um número bastante expressivo de profissionais inscritos. As inscrições devem ser feitas acessando o site do Tribunal de Contas (TCE/SC): www.tce.sc.gov.br. Esperamos que você faça o mais breve possível sua inscrição para garantir sua vaga no evento.

Locutor:  Os Encontros Regionais realizados ao longo de um ano, tiveram ampla participação de prefeitos, secretários municipais e vereadores. Os técnicos do TCE/SC puderam propor inovações e parcerias com os gestores  com a finalidade de melhorar os resultados do controle dos gastos públicos. Para Carlos Tramontin, Diretor Geral de Controle Externo (DGCE) do Tribunal de Contas, as reuniões também serviram para aproximar o TCE/SC dos municípios e auxiliar na resolução de eventuais problemas.

(Sonora Carlos Tramontin)

Nós temos certeza absoluta que quanto mais e melhor nós orientarmos o jurisdicionado, mais ele vai acertar. E por isso que nós somos parceiros, porque nós queremos que o jurisdicionado acerte e não erre. Não nos traz qualquer tipo de alegria ter que apontar erros, nos traz muito mais satisfação poder apontar que a política pública adotada pelo prefeito ou pelo secretário, tem obtido resultados de alta qualidade.

 

(TCE Informou)

(Tempo: 3’40”)

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques