menu

TCE/SC realiza curso sobre automatização do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão

Submitted by admin on qui, 25/03/2021 - 18:55

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou na manhã desta quinta-feira (25/03), um curso de capacitação sobre o formato on-line do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão. Denominada como e-Sfinge on-line, a nova ferramenta faz parte de uma instrução normativa aprovada pelo plenário do TCE/SC que visa a informatização da remessa de dados e informações pelas unidades gestoras do Estado e dos municípios, para análise do controle externo da Corte de Contas.

A implantação completa do e-Sfinge on-line está prevista para o início de 2022. O primeiro módulo do programa é o de atos jurídicos, que já está disponível. Na sequência serão implantados os módulos de execução orçamentária, atos de pessoal, planejamento, registros contábeis e tributário.

O curso de capacitação foi transmitido pelo canal do YouTube da Instituição e reuniu agentes públicos de todas as regiões de Santa Catarina. Os auditores do TCE/SC abordaram didaticamente a forma de utilização do novo sistema, demonstrando a estrutura e funcionamento do e-Sfinge on-line, o cronograma de implantação, as regras de transição dos módulos, a remessa bimestral para o sistema on-line, recebimento e processamento dos dados pelo TCE/SC e a disponibilização das informações aos jurisdicionados. Além disso, os agentes públicos foram orientados sobre as providências que devem ser adotadas por cada unidade gestora para acessar o sistema.

O Diretor Geral de Controle Externo do Tribunal, Marcelo Brognoli da Costa, falando em nome do presidente da Corte, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, destacou que o e-Sfinge on-line foi concebido de maneira colaborativa com diversas instituições ligadas ao controle externo e à administração pública. Ressaltou também o avanço para o controle externo.

(Sonora Marcelo Brognoli da Silva)
O novo Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão, agora no formato on-line, representa uma mudança de paradigma no exercício do controle externo a cargo do Tribunal de Contas.

LOCUTOR: O auditor fiscal de controle externo, Sandro Daros de Luca, que fez uma exposição técnica de todo o funcionamento do sistema, afirmou que o e-Sfinge on-line vai dar rapidez no recebimento e no envio de informações entre o TCE/SC e as unidades gestoras. Citou como exemplo, a pandemia, que deixou clara a necessidade de atuar de forma rápida na análise dos dados enviados pelas unidades.

(Sonora Sandro Daros de Luca)
Acho que com a pandemia e o Tribunal trabalhando de forma remota, sem poder fazer auditoria in loco, a gente sentiu muito a necessidade de ter a informação mais rápido. Uma licitação que acontecia em janeiro a gente ia receber ela em março, é muito tempo para a gente poder tomar ciência desta licitação e poder tomar uma atitude.

LOCUTOR: O e-Sfinge on-line vai permitir que a área técnica do TCE/SC receba informações diariamente sobre os atos administrativos de prefeituras, câmaras municipais e de unidades do Governo do Estado. Segundo o diretor de Informações Estratégicas (DIE) do Tribunal de Contas, Nilsom Zanatto, a ferramenta vai auxiliar também na prevenção de possíveis irregularidades.

(Sonora Nilsom Zanatto)

Esse projeto realmente envolve uma estratégia para que a gente possa atuar mais concomitantemente, mais próximos dos acontecimentos, e com isso, a gente vislumbra num futuro próximo, um ganho bastante forte para a gestão e para os controles da administração pública, de forma preventiva, de forma tempestiva, que a gente possa evitar irregularidades, evitar erros que possam provocar alguma responsabilização no futuro.

LOCUTOR: O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) é um conjunto de aplicativos integrados relacionados à atividade fim do TCE/SC. Ele recebe as informações sobre as contas públicas enviadas pelos gestores públicos e consolida os dados de gestão em remessas unificadas. Também emite relatórios automáticos de avaliação e analisa a gestão de cada município e do Estado, ampliando a publicidade das informações. O curso de capacitação está disponível no canal do YouTube do TCE/SC.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 04’30”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC