menu

TCE/SC começa a utilizar neste mês o Sistema Eletrônico de Informações

Submitted by admin on qua, 05/05/2021 - 14:43

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  Está marcado para o dia 17 de maio o início da utilização, pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), do Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. A iniciativa foi anunciada pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na sessão telepresencial desta segunda-feira (03/05).

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é um software público desenvolvido com tecnologias de código aberto, que viabiliza a implantação sem custos adicionais, como aquisição de licenças ou patentes. Concebido em 2009 para viabilizar o processo eletrônico na área administrativa e adotado pelo Ministério do Planejamento em 2018, o SEI atualmente é utilizado por pelo menos 400 órgãos públicos no país de forma gratuita.

A ferramenta funciona como um sistema de Governo que tem como objetivo a produção e a gestão de documentos e processos eletrônicos. O SEI chega ao TCE/SC por meio de um acordo de cooperação técnica firmado com o TRF4 em outubro do ano passado.

O presidente Adircélio considera que o sistema será uma ferramenta fundamental de aprimoramento da gestão pública e sua utilização reverterá em favor da sociedade catarinense.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
Entendo que a utilização desse sistema SEI, na nossa Instituição, será muito importante, posto que este não apenas irá possibilitar o processo administrativo eletrônico, mas também viabilizará a realização da comunicação de forma 100% eletrônica com diferentes órgãos de esferas da administração pública, apoiando o envio e o recebimento de ofícios e a celebração de convênios, enfim. Inclusive possibilitando que a nossa Instituição passe a integrar iniciativas como o processo eletrônico nacional.

LOCUTOR: A utilização do Sistema Eletrônico de Informações integra o Plano de Ação 2019/2020 e será uma ferramenta essencial para a eficiência administrativa e a celeridade processual na Corte de Contas Catarinense.

A partir desta quarta-feira (5/05), começa um treinamento organizado pelo Instituto de Contas (Icon) para os servidores e multiplicadores do TCE/SC para que o SEI possa ser utilizado no prazo estabelecido.

TCE INFORMOU

Tempo: 02’20”

Áudio
SEI - Acom_0.mp3 (2.14 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC