A noite de abertura do 6º Fórum TCE Educação, nesta terça-feira (17/10), em Chapecó, foi marcada pela entrega do “Prêmio Lume: escola referência”, que identifica, reconhece e estimula escolas que são referência na rede pública municipal em Santa Catarina. A cerimônia também serviu para o lançamento do site do Projeto Lume. Cerca de 600 gestores de educação participaram da cerimônia, que segue com programação de palestras e painéis nesta quarta-feira (18/10).
Foram premiadas seis escolas, uma de cada mesorregião do Estado: Centro de Educação Municipal de Paial (Oeste), Escola Municipal Professora Isabel Silveira Machado, Joinville (Norte); Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vista, Campos Novos (Serra); Escola Municipal Bilingue Erich Klabunde, Blumenau (Vale do Itajaí); Núcleo Escolar Municipal Cônego Doutor Raulino Reitz, Antônio Carlos (Grande Florianópolis); e Escola Municipal de Educação Básica Professor Jairo Luiz Thomazi, Criciúma (Sul).
“Santa Catarina é destaque em educação no país, e ser destaque no Estado é um orgulho para nossas escolas. As políticas educacionais bem implantadas fazem diferença no desenvolvimento das crianças. Não é um discurso, é uma prática. A merenda, o livro didático, o carinho do professor, tudo isso faz a diferença”, disse a diretora executiva da Secretaria de Educação de Joinville, Giani Oliveira, que falou em nome das escolas vencedoras.
"É importante a continuidade desta jornada em prol da educação com a disseminação de boas práticas, da busca do conhecimento e da aplicação de práticas de sucesso de outras escolas tendo a inovação como aliada do processo de educação. As pessoas e nossas cidades, nosso Estado e nosso país precisam do trabalho de todos os envolvidos com educação”, disse conselheiro estadual de educação e presidente da comissão do Prêmio Lume, Fábio Zabot Holthausen.
A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo TCE/SC, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Santa Catarina, e composto por outras nove instituições (Alesc, Udesc, Governo do Estado, Fecam, Undime/SC, CEE/SC, Uncme/SC, Acafe e UFSC).
O site Lume, apresentado na abertura do 6º Fórum TCE Educação, foi desenvolvido em versão para computador e para celular como forma de democratizar e facilitar o acesso aos painéis. Nele é possível acompanhar as metas 1, 2, 7, 10, 11, 19 e 20 do Plano Nacional de Educação. O site apresenta informações sobre o projeto e seus participantes, o que são os planos de educação e suas metas e links para consulta aos planos de educação dos municípios. O site terá atualização constante dos painéis disponíveis e a inclusão dos painéis das novas metas. “O nosso objetivo é democratizar o acesso aos dados educacionais e permitir o controle social da educação pública por toda comunidade escolar e sociedade”, explicou Rafael Tachini de Melo, chefe de gabinete do conselheiro Gerson Sicca, do TCE/SC, que apresentou o site ao público.
Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies