menu

Conselheiro Julio Garcia é eleito presidente do TCE/SC

seg, 23/06/2014 - 07:48

Leia a íntegra do texto do áudio.

(TCE Informa)

(apresentador)

Em sessão ordinária realizada na quarta-feira (18), o Tribunal de Contas de Santa Catarina elegeu e empossou o conselheiro Julio Garcia como novo presidente. Ele substitui o conselheiro Salomão Ribas Junior que renunciou ao cargo em 13 de junho. Em função disso, Julio Garcia exercerá a presidência até o dia 31 de janeiro de 2015, que é o período restante da gestão 2013-2014. O conselheiro foi escolhido em votação secreta e por unanimidade. Durante a sessão, o conselheiro Salomão Ribas Junior recebeu vários elogios pela condução do Tribunal de Contas.

(conselheiro Salomão)

O trabalho que nós estamos desenvolvendo, na realidade, é fruto de uma aprovação coletiva da Casa. E eu tenho certeza que será melhor executado pelo conselheiro Julio Garcia, que tem qualidades e talentos na condução dos negócios públicos. Talentos e qualidades provadas durante o exercício de dois mandatos consecutivos de presidente da Assembleia Legislativa, que é uma Casa bem mais complicada de ser administrada do que o Tribunal de Contas. Então, eu tenho certeza que a gestão do conselheiro Julio (Garcia), que ora se inicia, será coroada do mais absoluto êxito.

(apresentador)

Julio Garcia tomou posse como conselheiro no TCE/SC no dia 1º de setembro de 2009. Foi escolhido pela Assembleia Legislativa, onde exerceu mandato de deputado estadual por 17 anos. Foi eleito por duas vezes consecutivas e por unanimidade presidente do Legislativo, no período de 2005 a 2008. Chegou a ocupar o cargo de governador do Estado interinamente. Também presidiu o  Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). Sobre a gestão no Tribunal de Contas, o presidente destacou que dará prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo conselheiro Salomão Ribas Junior.

(presidente)
O Tribunal vinha sendo presidido pelo conselheiro Salomão (Ribas Junior) de forma extraordinária, com a sua experiência, com sua capacidade, com seus conhecimentos. Eu vou cumprir apenas o mandato tampão. As metas apresentadas pelo conselheiro Salomão, quando da sua posse, terão continuidade e esses sete meses serão literalmente a continuidade do trabalho que ele começou e que, por uma decisão pessoal, interrompeu. Esse, entendo, deva ser o roteiro que vou seguir agora na presidência do Tribunal de Contas.

(apresentador)

Com a aposentadoria do conselheiro Salomão Ribas Junior, prevista para o dia 1º de julho, assim que for comunicada a vacância, a Assembleia Legislativa criará comissão especial para avaliar os nomes dos candidatos. Em seguida, o plenário vai deliberar e indicar o novo conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

(TCE Informou)

Tempo: 02’59’’

 

 

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques