menu

TCE/SC soleniza posse do conselheiro Dado Cherem

qua, 23/07/2014 - 11:23

Leia a íntegra do texto do áudio

 

(TCE Informa)

 

(apresentador)

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira (21), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) solenizou a posse do conselheiro Luiz Eduardo Cherem. Ele foi escolhido pela Assembleia Legislativa e nomeado pelo governador Raimundo Colombo na semana passada. Cherem tomou posse como conselheiro no dia 16 de julho, no gabinete da presidência do TCE/SC. 

 

(apresentador)

Luiz Eduardo Cherem é natural de Brusque e formado em Odontologia. Possui uma trajetória pública de 26 anos. Foi vereador, secretário municipal, vice-prefeito e prefeito interino de Balneário Camboriú. Exerceu a função de secretário de Estado da Saúde em dois períodos: de 2004 a 2006 e de 2007 a 2009. Foi eleito deputado estadual em 2002, 2006 e 2010. O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Julio Garcia, comentou.

 

(presidente)

Ninguém chega por acaso três vezes à Assembleia Legislativa, ninguém exerce três mandatos na Assembleia com tanta dignidade, com tanta honradez, sem estar preparado para isso. Do ponto de vista de formação e do ponto de vista de equilíbrio. O conselheiro Dado Cherem conseguiu esse feito. Enfim, ele tem um currículo vasto com todas as condições para exercer a função de conselheiro do Tribunal de Contas.

 

(apresentador)

O conselheiro Julio Garcia enfatizou também as qualidades do novo integrante do TCE/SC que são inerentes ao exercício da função.

 

(presidente)

O julgador, além dos conhecimentos, tem que ter bom senso, equilíbrio. O novo conselheiro traz consigo, além da sua formação, da sua inteligência e experiência, o equilíbrio necessário para o julgador.

 

(apresentador)

Sobre a forma de composição do Tribunal de Contas, o presidente declarou.

 

(presidente)

Os tribunais se compõem conforme prevê a constituição. O nosso conselheiro mais completo que eu considero da história foi o conselheiro Salomão Ribas Junior, oriundo exatamente dessa modalidade de escolha. Oriundo da Assembleia Legislativa. Nem por isso ele deixou de ser um conselheiro brilhante, exemplar e no meu julgamento pessoal, o mais completo da história do tribunal.

 

(apresentador)

Luiz Eduardo Cherem assumiu em decorrência da aposentadoria do conselheiro Salomão Ribas Junior. Em seu discurso, o novo conselheiro mencionou sua atuação como deputado estadual. Registrou que foi dele a iniciativa de apresentar a proposta que deu origem à Emenda Constitucional (PEC) nº 55, de 15 de junho de 2010, que veda a inclusão de gastos com inativos na apuração do percentual mínimo a ser aplicado pelo Estado na saúde, em atenção às reiteradas determinações formuladas pelo TCE/SC nas Contas Anuais do Estado. Na oportunidade, aproveitou para dizer do “profundo respeito pela área técnica do Tribunal de Contas”. Ao final da sessão especial, ele destacou o perfil de sua atuação na Corte de Contas.

 

(conselheiro)

Quando você julga alguém ou julga algo, acima de tudo, você tem que ter sensibilidade e conhecimento. Para mim, é importante, você analisar o gestor pelo bem da aplicação do dinheiro público. E, acima de tudo, você fazer o que a sociedade hoje mais quer. É   que aquela aplicação de recurso seja voltada para a sociedade de um modo geral. E é isso o que eu pretendo fazer aqui.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 03’17’’

 

 

 

 

 

 

 

 

Áudio
20140721-02_0.mp3 (3.02 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques