menu

Inicia primeiro curso de especialização na área de controle da Escola de Governo do TCE/SC

seg, 22/09/2014 - 15:16

(TCE Informa)

(apresentador)

Já começaram as atividades do 1º Curso de Especialização em Controle Público do Instituto de Pós-Graduação (Icon-Pós), instituição educacional mantida pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Alunos que atuam em vários órgãos federais, estaduais e municipais assistiram aula inaugural na última quinta-feira (18) do Prof. Dr. Mário Cesar Barreto Moraes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC/SC). O analista em administração do Ministério Público de Santa Catarina, Andreas Jumes, fala de sua expectativa em relação ao curso.

(aluno)

A expectativa é a melhor possível. Tenho percebido desde da divulgação, do próprio processo seletivo foi algo bem transparente. E a própria aula de abertura, muita organização. E o conteúdo proposto também é bem interessante, de muita aplicação em todos os órgãos dos quais o Tribunal de Contas exerce sua jurisdição. E mesmo em outras esferas, federal, por exemplo, também tem uma aplicação pelo próprio aprendizado que a pessoa pode ter.

(apresentador)

A analista administrativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Luzmarina Rocesski, também comentou que o conteúdo do curso vai ajudá-la em sua rotina de trabalho.

(aluna)

É o controle público em si. Também as atividades do Tribunal, como eu trabalho, atividades-meio. Na parte de licitações e contratos, a gente acha bastante importante. E, além disso, atender alguns princípios de eficiência, economicidade que a gente vai averiguar nessa parte de controle.

(apresentador)

O 1º Curso de Especialização em Controle Público pretende formar especialistas em controle da gestão pública, capazes de identificar e analisar situações que denotam o descumprimento dos princípios da legalidade, da economicidade e da legitimidade no uso de recursos públicos. É a primeira pós-graduação oferecida, gratuitamente, pelo Icon-Pós. Para o ministrante da aula magna, Prof. Dr. Mário Cesar Barreto Moraes, o Tribunal de Contas de Santa Catarina atendeu a uma demanda do mercado.

(professor)

Havia, até então, uma brecha, que levava a um certo desconhecimento a respeito do tema controle externo, a respeito da auditoria pública. E até a discussão das ações políticas inerentes ao controle e auditoria. Nesse contexto, o tribunal acaba tendo uma função social renovada, de informar a sociedade e daqueles que direta ou indiretamente dependem dele. No caso, com relação ao controle externo e auditoria pública.

(apresentador)

O título de especialista será obtido a partir da emissão do diploma pelo Instituto, credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em 2013, e terá validade em todo Brasil. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Lio Marcos Marin, prestigiou a aula magna e ressaltou a importância da capacitação de servidores na área de controle.

(procurador)

Aprimorar os serviços e aperfeiçoar os agentes públicos que prestam esse serviço. Nós temos também agentes nossos fazendo parte disso. Na expectativa de, no futuro, prestarmos um melhor serviço à sociedade. Nós que somos órgãos controladores, para nós é muito importante termos essa qualificação. Essa especialização. Dessa forma, teremos pessoas melhores preparadas para exercer essa função.

(apresentador)

Com 378h/aula, as atividades do Curso de Especialização em Controle Público serão realizadas de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e, das 13h30 às 17h, na sede do TCE/SC, em Florianópolis. As aulas têm encerramento previsto para o dia 22 de maio de 2015.

(TCE Informou)

Tempo: 03’54’’

 

 

 

Áudio
20140922-01_0.mp3 (3.58 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques