menu

TCE/SC premia redações com tema sobre corrupção

qui, 25/09/2014 - 14:40

(TCE Informa)

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) entregou nesta quarta-feira (24), os prêmios do III Concurso de Redação do Projeto TCE na Escola. Este ano, o tema foi “Corrupção – e eu com isso?”. Participaram alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. A primeira colocada foi Alana Raissa dos Santos, aluna da Escola de Educação Básica Isidoro Silva, de Anita Garibaldi. Antes de receber seu prêmio, ela falou para a Rádio TCE/SC sobre o trabalho do Tribunal de Contas no combate à corrupção.

(aluna)

Ele é muito importante para tentar evitar, para tentar melhorar o futuro do país. Porque diminui esses atos de corrupção que são muito comuns.

(apresentador)

Para o professor orientador da aluna vencedora, Carlos Eduardo Canani, o tema da redação do Projeto TCE na Escola é atual e o trabalho foi uma oportunidade para fazer uma reflexão sobre o assunto.

(professor)

A fase em que eles estão passando agora reflete muito do que o país tem vivenciando também. Uma fase de desânimo em relação a toda política nacional. Então, isso ficou bem latente nas produções deles. Esse olhar de receio em relação ao futuro do país. De não saber para onde o nosso país caminhará nos próximos anos. Inclusive, o título da redação da Alana aborda um pouco esse olhar que é uma frase interrogativa em que ela pergunta: Mudaremos essa sociedade corrupta?

(apresentador)

Em segundo lugar ficou o aluno Mateus Ezequiel da Silva, da Escola de Educação Básica Dois Irmãos, de Presidente Castello Branco. Ele disse que o tema foi pesquisado.

(aluno)

O professor incentivou bastante. Então eu busquei a informação, fui atrás, usei o conhecimento que eu já tinha. Corrupção é um assunto tão comentado na mídia. Daí, em cima disso, eu fiz o meu texto.

(apresentador)

E em terceiro, Tamires Fernandes, estudante da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, do município de Atalanta. Ela explicou que antes de fazer a redação, não sabia direito as atribuições do Tribunal de Contas do Estado.

(aluna)

Por isso, daí eu fui pesquisando, pedi ajuda a amigos, professores. É um trabalho muito importante, de extrema responsabilidade. E, sem eles e sem a ajuda da população, não teria nem como, né.

(apresentador)

O concurso de redação teve várias fases e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação. A professora Joanildes Felipe, da Diretoria de Educação Básica e Educação Profissional da secretaria enfatizou a parceria.

(secretaria da educação)

Acredito que é fundamental que esses dois órgãos estejam unidos nessa empreitada para que realmente o trabalho possa chegar a cada município, a cada escola do nosso Estado. E, esse ano em especial, voltado para o primeiro ano do ensino médio. Importante que isso esteja sendo discutido dentro dessa clientela, que são os nossos adolescentes.

(apresentador)

Os três alunos vencedores e seus professores orientadores receberam tablets, e, suas escolas receberam kits de livros de literatura, um projetor multimídia e um computador. Os vencedores também estão em Florianópolis participando de atividades culturais, com visita a museus e projetos ambientais. A aluna classificada em primeiro lugar veio à Florianópolis acompanhada, também, dos colegas de classe. O presidente do TCE/SC, conselheiro Julio Garcia, falou da iniciativa do tribunal.

(conselheiro)

Sem dúvida nenhuma, não teremos uma nação sem corrupção, uma nação preparada para seu futuro, se não tivermos educação. A educação é a base de tudo. E essa inciativa do Tribunal de Contas do Estado vai exatamente ao encontro do estímulo, através da educação e da participação da sociedade, no melhor emprego dos recursos públicos para que nós possamos investir mais naquilo que é necessário, de modo especial, na educação.

(TCE Informou)

Tempo: 04’02’’

  

Áudio
20140924-01_0.mp3 (3.68 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques