menu

TCE/SC consolida programa de visitas de acadêmicos e agentes políticos

sex, 26/06/2015 - 17:11

 

 (TCE Informa)

 

(apresentador)

Durante todo o ano, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebe visitas de dezenas de estudantes e agentes políticos, como vereadores. Por meio do Programa “Portas Abertas”, implantado em 2006, o Tribunal possibilita a interação com instituições de ensino, além de associações públicas e privadas. São visitas previamente agendadas no Instituto de Contas (Icon), Escola de Governo do TCE/SC. Nos últimos dois anos, o órgão recebeu a visita de quase 600 participantes. O diretor do Icon, Osvaldo Faria de Oliveira, informa o interesse dos visitantes.

 

(diretor)

Eles têm a dúvida de saber como funciona o Tribunal de Contas. Quais são as consequências da atuação do órgão. O que o órgão pode fazer. Alguns visitantes demandam perguntas mais elaboradas e outros, mais simples. Nós temos aqui visitas de colégio. De alunos de graduação. De Contabilidade, de Administração, de Direito. De início, de meio de curso. Então, nós tivemos a visita agora, há algum tempo atrás, de vereadores. De vereadores mirins. E, às vezes, as perguntas deles são um pouco diferentes. Cada um tem a sua demanda.

 

(apresentador)

Em 2015, o TCE/SC já recebeu 115 visitantes, entre universitários dos cursos de Ciências Sociais, Administração Pública e Direito, além de vereadores. Para o diretor do Icon, o Portas Abertas possibilita uma melhor compreensão da atuação do Tribunal de Contas.

 

(diretor)

A iniciativa é excelente, pois ela aproxima a atividade de controle externo, que é exercida sobretudo pelo Tribunal de Contas, da sociedade. De uma parcela importante da sociedade que a gente aqui gosta de afirmar que é uma parcela multiplicadora de conhecimento. O aluno é uma parcela da sociedade que compartilha a informação com as pessoas que não têm essa proximidade, essa oportunidade de conhecer a atuação de um órgão público, no caso, o Tribunal de Contas.

 

(apresentador)

Para participar do programa “Portas Abertas”, as pessoas interessadas devem entrar em contato com o Instituto de Contas, com explica o diretor do Icon, Osvaldo Faria de Oliveira.

 

(diretor)

Inicialmente, elas podem escrever um e-mail para apoioicon@tce.sc.gov.br, que a nossa equipe, aqui do Instituto de Contas, vai organizar essa visita. Nesse e-mail, é importante que a instituição já diga qual é o público-alvo, quem pretende vir ao Tribunal de Contas. Se é de universidade, qual universidade, qual o curso. A disciplina que está sendo ministrada, que muitas vezes o professor de uma disciplina traz os alunos. A quantidade de pessoas. E mais ou menos o período que pretende visitar. Que aí nós nos organizamos para escolher o palestrante. Definir o local da palestra. Porque dependendo do tamanho (da turma), a gente define o local. A formalização do processo dessa visitação é feita depois com um expediente.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 03’09’’

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques