menu

TCE/SC promove debate sobre sustentabilidade no serviço público

qua, 09/11/2016 - 13:26

(TCE Informa)

 

(Ouça a matéria em áudio)

  

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) quer contribuir para a formação de uma cultura de sustentabilidade, a partir da capacitação dos servidores públicos do Estado. Neste sentido, promove no dia 11 de novembro, das 13h30 às 18 horas, o 1º Seminário de Sustentabilidade, no auditório do TCE/SC, em Florianópolis. O coordenador do evento, auditor fiscal de controle externo Azor El Achkar, destaca a importância da orientação e informação sobre o tema.

 

(auditor fiscal)

O Tribunal, ao aderir ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecido como programa A3P, se comprometeu a agir, a atuar, num universo de cinco anos, em cinco eixos. E um dos eixos trata da sensibilização e capacitação do seu corpo técnico. Então, dentro dessa atuação, a comissão gestora da Agenda Ambiental aqui no tribunal optou e decidiu promover um seminário com o tema de sustentabilidade. O propósito é realmente esse, trazer informações e conhecimentos que estão relacionados à sustentabilidade, em temas variados para ampliar as informações e conhecimentos dos servidores do tribunal.

 

(apresentador)

Um dos assuntos do seminário é o chamado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação criada, principalmente, para incentivar a redução do impacto causado pela construção civil ao meio ambiente. Como informa Azor El Achkar.

 

(auditor fiscal)

A certificação LEED é concedida a estruturas físicas, prédios, lojas, supermercados, shoppings também, que se adequam e consigam atingir critérios obrigatórios e critérios que dão pontuação. Existem quatro categorias de selo de certificação. E quanto mais pontos você obtém, significa que você atendeu mais critérios de sustentabilidade na sua edificação.

 

(apresentador)

Segundo o auditor fiscal de controle externo, a certificação LEED deve ser perseguida pelos gestores públicos.

 

(auditor fiscal)

Normalmente, as estruturas, prédios e imóveis do setor público são antigas. Agora, quando há uma possibilidade de construir uma estrutura nova, é possível que ela já seja planejada em atender requisitos de sustentabilidade, principalmente relacionados ao consumo de energia, consumo de água. Então, é possível, sim, e é necessário até, que o poder público se volte para a importância dessas questões.

 

(apresentador)

Outro tema do evento será o programa “Lixo Zero”, capaz de trazer benefícios à sociedade por meio do planejamento e gestão focados na prevenção à geração de resíduos.

 

(auditor fiscal)

Esse tema, para nós, é bem importante porque esse ano foi possível implementar algumas ações aqui no tribunal para a melhoria da gestão dos resíduos que já está dando um efeito bem interessante. A ideia de trazer esse conhecimento para o tribunal é para que a gente possa refletir sobre que maneiras o tribunal pode, num curto prazo, num médio prazo, gerar menos resíduos ainda do que ele gera atualmente.

 

(apresentador)

Será debatido ainda o inventário de emissões de gases de efeito estufa realizado pelo Governo do Estado, além de espaço para exposição do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina. O evento é gratuito, com vagas limitadas e emissão de certificado de quatro horas. As inscrições podem ser feitas no site do tribunal, em www.tce.sc.gov.br. Para Azor El Achkar, a ação pretende mudar a cultura de sustentabilidade das pessoas.

 

(auditor fiscal)

Para que as pessoas possam refletir, pensar e sair do seminário ou da apresentação diferente da forma como elas entraram. Com outras ideias, com outras propostas. E, mais importante, tentando com que elas mudem seus hábitos, mudem a forma como elas pensam, como elas agem com relação ao seu dia-a-dia em todos os fatores que estão relacionados com a sustentabilidade.

 

(apresentador)

O Seminário é uma realização da Comissão Gestora do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no TCE/SC e da Associação de Servidores do Tribunal de Contas (ASTC). A organização é do Instituto de Contas.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 04’00

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques