menu

TCE/SC encerra 19ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal

qui, 25/07/2019 - 16:35

 

OUÇA)

 

Locutor: Com a realização de nove etapas regionais, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) encerrou nesta terça-feira, dia 23 de julho, a 19ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. A última etapa foi em Criciúma, onde estiveram reunidos 226 representantes das 45 cidades que integram as Associações de Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc), da Região Carbonífera (Amrec) e da Região de Laguna (Amurel). As demais etapas foram em Florianópolis, São Miguel do Oeste, Chapecó, Videira, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio do Sul e Lages. Mais de 2.600 agentes públicos, entre gestores e servidores municipais participaram da edição de 2019 do Ciclo de Estudos.  

 

Organizado pelo Instituto de Contas (Icon) em parceria com as Associações de Municípios e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), o Ciclo tem por objetivo o intercâmbio de boas práticas, o aperfeiçoamento da gestão e a integração da Corte de Contas com os representantes municipais.  Por meio de oficinas temáticas que possibilitaram maior interação entre os técnicos do TCE/SC e os agentes públicos, o Ciclo deste ano tratou do Controle Interno, Atos de Pessoal, Licitações e Contratos. Uma avaliação sobre as políticas públicas em saúde e educação, a Sala Virtual disponibilizada pelo Tribunal de Contas para todos os órgãos fiscalizados e a implantação do Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria (SGTA) também fizeram parte da programação do evento.

 

Ao avaliar a edição de 2019 do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, o supervisor do Icon, conselheiro José Nei Ascari ressaltou que esse é um trabalho preventivo realizado pelo Tribunal de Contas, dando oportunidade à capacitação e à melhoria da gestão pública.

 

(Sonora José Nei Ascari)

Este é o propósito deste Ciclo. Aliás o Ciclo é o maior evento de capacitação organizado pelo Tribunal, é um momento importante de aproximação da área técnica da nossa Corte de Contas com os órgãos jurisdicionados. Troca de experiência, de informação, disseminação de conhecimento, compartilhamento de boas práticas, é um momento rico de aprendizado.

 

Locutor: O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior também faz uma avaliação positiva do Ciclo e lembra que a orientação também é uma das atribuições do TCE/SC.

 

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)

Foi um sucesso mais uma vez e isso demonstra a importância que é a presença do Tribunal de Contas junto aos seus jurisdicionados, capacitando os gestores públicos, principalmente no caso dos municipais. Então, demonstra muito a importância da presença do Tribunal, ele é um parceiro do bom gestor e uma das funções que nós temos, além de controlar e fiscalizar, é a de orientar, é a função pedagógica e o Ciclo faz parte dessa competência.

 

(TCE Informou)

 

 

Tempo: 3’06’’

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques