menu

TCE/SC instaura processo para apurar supostas irregularidades no Samu

sex, 02/07/2021 - 17:22

VINHETA TCE INFORMA 

 

(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  Com base em um memorando do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, determinou a instauração de um processo de inspeção para apurar supostas irregularidades no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.

No documento, o conselheiro Cherem manifestou preocupação com possíveis problemas de natureza trabalhista, ausência de equipamentos e falhas na manutenção dos bens. Na avaliação dele, isso compromete a qualidade dos serviços, com risco à vida não só dos trabalhadores, mas também das pessoas que são atendidas.

A partir do alerta, a presidência do TCE/SC encaminhou um despacho ao conselheiro Herneus De Nadal, relator dos processos relacionados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), e à Diretoria Geral de Controle Externo (DGCE), para apuração das informações.

Após a manifestação das áreas técnicas envolvidas, optou-se pela suspensão da auditoria que vinha sendo realizada pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) junto ao Samu. Dessa forma, a instauração do processo pela Diretoria de Contas de Gestão (DGE), do TCE/SC, acolhe as questões levantadas pelo conselheiro Luiz Eduardo Cherem e evita a sobreposição de ações no âmbito da Corte de Contas.

Outras duas representações que envolvem o Samu estão em análise no Tribunal de Contas. Uma delas, do Ministério Público de Contas (MPC), sobre contratos trabalhistas, e outra, a partir da solicitação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que trata de irregularidades no edital para serviços do Samu. Ambas sob relatoria do conselheiro Herneus De Nadal, além da auditoria operacional, de relatoria do conselheiro César Filomeno Fontes.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 01’55”

Áudio
Samu - Acom .mp3 (1.78 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques