menu

TCE/SC adere nesta quinta-feira ao projeto InovaGovSC

qua, 14/07/2021 - 18:07

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR:  O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai aderir nesta quinta-feira (15/7) ao acordo de cooperação técnica que institui a InovaGovSC, que é a rede de inovação do serviço público catarinense. O acordo será assinado às 14h em cerimônia a ser transmitida pelo canal do YouTube do InovaGovSC, envolvendo a Corte de Contas, Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Justiça (TJSC) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A InovaGovSC vai unir os poderes e órgãos do Estado para gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública com objetivo de melhorar o serviço prestado ao cidadão catarinense.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, afirma que a área pública precisa aproveitar a expertise catarinense na área de inovação para oferecer melhores serviços.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
O ambiente público, como todos nós sabemos, é um ambiente muitas vezes refratário e pouco convidativo à inovação. Por exemplo, aqui em Santa Catarina nós temos um dilema, um paradoxo que é o fato que estamos inseridos num ecossistema propício à inovação, inclusive tecnológica e o serviço público é um potencial demandador dessas inovações, e muitas vezes nós ficamos alheios a esse projeto dando de costas a toda essa realidade de inovação que temos nesse ecossistema. 

LOCUTOR: A iniciativa, a exemplo do que já ocorre em âmbito federal com a rede InovaGov, começou a ganhar corpo em janeiro de 2020, quando o procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, e o presidente do TCE/SC formalizaram a criação de um grupo de trabalho para desenvolver projetos conjuntos de inovação e incrementar a eficiência das ações de controle. A partir daquela oportunidade, o grupo passou a se reunir e a envolver integrantes de outros poderes e órgãos.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
E nossos órgãos de controle, principalmente, juntamente com a gestão têm papel fundamental nesse processo no sentido justamente de cobrar, de incentivar, de não gerar no gestor o medo, às vezes, de adotar determinadas soluções inovadoras, que têm a tendência de ser as melhores soluções a serem implementadas.

LOCUTOR: No Tribunal de Contas, a construção de um ambiente organizacional que tem a inovação como um dos pilares para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento das atividades institucionais, começou em 2019 com o InovaTCE, por meio da implantação de uma série de ações e programas.

O projeto se baseia em três linhas de atuação: pessoas, processos e tecnologia, a partir da realização de 10 ações. O objetivo é oferecer um serviço de qualidade ao cidadão, com foco na governança pública.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’53”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques