menu

TCE/SC cria relatoria temática para fiscalizar ações do governo durante a crise hídrica

sex, 24/09/2021 - 15:16

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR: As ações diante da crise hídrica e o impacto na geração de energia vão ser monitoradas de perto pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Motivado pela diretoria-geral de Controle Externo (DCGE) do TCE/SC, e por uma representação do Ministério Público de Contas (MPC), o Pleno do Tribunal aprovou a criação de uma relatoria temática para o acompanhamento das ações governamentais de enfrentamento à crise hídrica no Estado. 

O relator será o conselheiro-substituto Cleber Muniz Gavi. O diretor-geral de Controle Externo, Marcelo Brognoli da Costa, entende que a constituição da relatoria temática é necessária e oportuna por se tratar de matéria de extrema relevância e de grande impacto social e econômico.

Sonora Marcelo Brognoli da Costa
A necessidade de criação dessa relatoria temática se dá em razão de que o enfrentamento da crise hídrica envolve diversos órgãos e entidades públicas. Destaco a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Defesa Civil, Casan, Celesc, dentre tantos outros. 

Locutor: No âmbito do TCE/SC, o diretor geral destaca que a concentração de um tema em um só conselheiro-relator auxilia a compreensão e a tomada de decisões.

Sonora Marcelo Brognoli da Costa
Com a relatoria temática o relator pode melhor compreender o contexto das atuações governamentais adotadas de forma conjunta e, se necessário, propor medidas coesas e uniformes. 

Locutor: O presidente em exercício do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, considera que o momento é propício para uma análise técnica da situação.

Sonora Herneus De Nadal
É uma matéria que merece que nos debrucemos sobre ela para analisar essa situação extremamente difícil que estamos atravessando, não só na geração de energia elétrica, mas também com relação ao fornecimento de água, que se continuarmos nessa toada, nessa batida de falta de chuvas nós vamos ter problemas sérios, começando lá pela cidade de Chapecó, que tem grandes problemas de abastecimento e muitas outras cidades em todo nosso Estado.   

Locutor: A relatoria de acompanhamento das ações de enfrentamento da crise hídrica é a quarta relatoria temática criada pelo Tribunal de Contas. As outras são da pandemia de Covid-19, da previdência complementar e da previdência pública.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’28”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques