menu

TCE/SC e Ministério Público promovem videoconferência sobre inovação no serviço público

seg, 20/07/2020 - 16:02

VINHETA TCE Informa

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: Uma videoconferência promovida pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com o Ministério Público (MPSC), na tarde de terça-feira, dia 14, abordou a experiência do laboratório de inovação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o MPLabs.

 

O evento, realizado no canal do Microsoft Teams do TCE/SC, e transmitido pelo Youtube, reuniu servidores das duas instituições e de outros órgãos participantes da Rede InovaGovSC, composta pelo Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Administração, Sebrae, Udesc, UFSC, Associação Catarinense de Tecnologia e OAB/SC. O objetivo foi estimular o debate sobre a inovação no serviço público por meio de casos bem-sucedidos.

Criado em junho de 2018, o MPLabs é responsável pela transformação digital no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O projeto busca garantir que a inovação seja um propulsor das prioridades estratégicas da Instituição. Alinhado ao novo marco legal de inovação, o MPLabs tem incentivado mudanças no sistema judicial e no ecossistema de negócio de inovação aberta no Brasil.

A palestra foi desenvolvida pelo presidente do MPLabs, promotor de Justiça e secretário de Tecnologia e Inovação, Antonio Rolemberg Feitosa Júnior, pelo gerente de Inovação, Roberto Arteiro, e pelo coordenador executivo do MPLabs, Evisson Fernandes de Lucena. Eles compartilharam a experiência com o laboratório, desde sua criação, o modelo, os contratos, os principais desafios e os projetos.

Durante a conferência, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, afirmou que a administração pública deve transcender os conceitos de legalidade, moralidade e transparência e ir em busca de mais agilidade na entrega dos serviços, disponibilidade, criatividade, com foco cada vez maior no cidadão. Ao destacar os projetos desenvolvidos pelo Tribunal na área de inovação, o presidente ressaltou que os órgãos públicos precisam sempre se inovar e responder aos anseios da sociedade na velocidade que ela exige.

Para o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, o MPLabs de Pernambuco é um case de sucesso "pela sua capacidade de inovar e de dar soluções importantes". Ele enfatizou a necessidade de se criar um protocolo de contratações de inovações abertas para que a administração pública também possa se beneficiar desse grande movimento, que é a inovação.

 

VINHETA TCE Informou

 

Tempo: 02’42”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques