menu

TCE Notícias – 28 de fevereiro

sex, 28/02/2020 - 15:44

(OUÇA)

 

 

LOCUTOR: Tribunal de Contas vai capacitar prefeitos e vereadores neste último ano de gestão.

 

LOCUTOR: TCE catarinense é a primeira Corte de Contas estadual a integrar a Rede Federal de Inovação no Serviço Público.

 

LOCUTOR: Este é o TCE Notícias, com as informações do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

 

SPOT INSTITUCIONAL 1

 

 

LOCUTOR: A missão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) é controlar e contribuir para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade catarinense. Para isso conta com sete conselheiros, três conselheiros substitutos e cerca de 500 servidores. Os conselheiros compõem o Pleno, que é o órgão responsável pelas decisões do Tribunal.

O TCE é um órgão técnico, especializado e independente. Saiba mais sobre o Tribunal de Contas de Santa Catarina em www.tce.sc.gov.br

 

 

VINHETA TCE NOTÍCIAS

 

 

LOCUTOR: A partir do dia 3 de março, servidores do TCE/SC vão realizar palestras em sete cidades catarinenses para orientar prefeitos, vereadores, contadores e controladores internos sobre os procedimentos legais no último ano de gestão. As questões relacionadas ao funcionalismo público e às peculiaridades da legislação nos 180 dias que antecedem a eleição são alguns dos temas a serem abordados.

 

LOCUTOR: As palestras estão programadas para o dia 3 de março em Florianópolis, dia 5 em Criciúma, dia 10 em Chapecó, 11 de março em Joaçaba, dia 12 em Lages, dia 17 em Blumenau e dia 18 em Jaraguá do Sul. As inscrições podem ser feitas no Portal do TCE/SC, em www.tce.sc.gov.br. Na área Destaques, basta acessar o banner do evento na parte inferior da página principal.

 

 

TRILHA

 

 

LOCUTOR: O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, assumiu, no início deste mês de fevereiro em Brasília, a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Entidade de âmbito nacional, o Conselho viabiliza e promove a integração das instituições, intercâmbio de informações e uniformização de ações, para fortalecer o controle externo e incentivar políticas públicas em benefício da sociedade. O presidente do TCE/SC destacou a importância de assumir a Secretaria-Geral do órgão.

 

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior) 

Primeiro lugar, acho que representa o reconhecimento da relevância da atuação da Corte de Contas catarinense no cenário nacional do Sistema de Contas. O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) é um órgão relativamente recente e que vem assumindo um papel estratégico cada vez mais importante no sentido de buscar, por meio de discussões ampliadas num fórum qualificado - que é o de presidentes desses órgãos, buscar o aprimoramento da gestão pública desses tribunais, mas também buscar o aperfeiçoamento de sua atuação institucional como órgão de controle em suas atividades finalísticas. Então, é um órgão de suma importância no cenário nacional.

 

LOCUTOR: Além de assumir a Secretaria-Geral do CNPTC, o conselheiro Adircélio foi reconduzido ao cargo de diretor de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e o conselheiro Dado Cherem assumiu uma das vagas do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB).

 

 

TRILHA

 

 

LOCUTOR: Os servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram no dia 18 de fevereiro, de uma palestra sobre o modelo de gestão e eficiência alcançado pelo Complexo Walt Disney World em Orlando nos Estados Unidos. A palestra “Mindset Disney no Serviço Público” foi proferida pelo professor Cláudio Vicente, um especialista no modelo de gestão da Disney e consultor na área de gestão pública.

 

LOCUTOR: A palestra faz parte do projeto InovaTCE, coordenado pelo assessor de   Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (AGET), Jairo Wensing. Ele avalia a palestra “Mindset Disney no Serviço Público” como uma ação de transformação pessoal para os servidores e colaboradores do TCE/SC na busca pelo aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

 

(Sonora Jairo Wensing)

O projeto InovaTCE faz parte do Plano de Ação do Tribunal, é um projeto colaborativo, participativo dos servidores do Tribunal, e tem 10 ações que compõem esse projeto dentro de três eixos norteadores: pessoas, tecnologias e processos. A gente não consegue mudar nada sem olhar esses três eixos.  Então, o que a gente trabalhou aqui foi o eixo da transformação pessoal. Mas o que que tem a ver um mindset, a mudança de pensamento? O objetivo é criar uma cultura de inovação, começando pela mudança das pessoas, as pessoas mudarem sua forma de pensar, e a palestra foi muito pertinente para que as pessoas, ao assistirem de uma forma bastante lúdica, tragam inferências de como trazer a excelência para o serviço público.

 

 

TRILHA

 

 

LOCUTOR: Os Tribunais de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) vão realizar em conjunto o 7º Congresso Internacional de Direito Financeiro. O evento acontecerá em Florianópolis nos dias 4 e 5 de junho e terá como tema a reforma financeira do Estado.

 

LOCUTOR: O repórter Edy Serpa tem os detalhes.

 

 

REPÓRTER: O congresso Internacional de Direito Financeiro deve contar com 12 palestrantes do Brasil e do exterior. Uma das propostas do evento é a reflexão da aplicação do Direito Financeiro na administração pública a fim de contribuir com o desenvolvimento do país. O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, considera que o momento é propício para esse tipo de discussão, diante das demais reformas que estão em debate.

 

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)

É uma honra, um privilégio podermos sediar esse evento, que vai discutir um tema da mais alta relevância que é a reforma financeira do Estado, um tema no qual os Tribunais de Contas têm um grande papel a exercer e a contribuir nesse debate. Então, vai ser uma oportunidade ímpar para debatermos com grandes palestrantes, grandes profissionais, grandes pensadores dessa área, esses temas. A gente vivencia um momento de transformações e reformas e, ao lado da reforma administrativa, da reforma tributária, a reforma financeira é uma das mais relevantes também.  

 

REPÓRTER: O corregedor-geral do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE/MS), conselheiro Ronaldo Chadid, comenta que o debate sobre o Direito Financeiro é essencial para que a legislação avance de acordo com as necessidades da sociedade.

 

(Sonora Ronaldo Chadid) 

O Congresso Internacional de Direito Financeiro é voltado, principalmente, para o sistema de controle externo brasileiro, e nada melhor do que reunirmos na realização desse conclave, os Tribunais de Contas de todo país. Nós percebemos que a legislação que cuida da parte orçamentaria e financeira merece ser aprimorada. O Estado evoluiu muito, a sociedade também e há necessidade, juntamente com as outras reformas que estão sendo propostas, de se pensar, debater, acerca da reforma financeira do Estado.

 

REPÓRTER: Para o TCE Notícias, Edy Serpa.

 

 

TRILHA

 

 

LOCUTOR: O TCE catarinense é a primeira Corte de Contas estadual a aderir à Rede Federal de Inovação no Setor Público, o InovaGov, que é um conjunto de organizações e pessoas de diferentes setores da sociedade para estimular e viabilizar a inovação no setor público no país. Fazem parte da Rede 75 órgãos e entidades do setor público, 20 da área privada, 12 do terceiro setor e 4 do setor acadêmico, incluindo pesquisadores independentes.

 

LOCUTOR: A Rede Federal de Inovação no Setor Público foi criada em 2016 pelo Ministério do Planejamento com objetivo de incentivar e facilitar projetos visionários focados no cidadão, conectando pessoas e instituições de todos os setores na busca de oportunidade de inovação no setor público.

 

 

VINHETA POR DENTRO DO TCE

 

 

TRILHA DE LOCUÇÃO

 

 

LOCUTOR: Você já deve ter ouvido falar do Instituto de Contas, o Icon. Mas você sabe que tipo de órgão ele é?

 

Junto com a Controladoria e a Ouvidoria, o Instituto de Contas integra o grupo de Órgãos Institucionais Singulares do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Esses órgãos têm por finalidade exercer e coordenar as atividades ligadas ao controle interno, desenvolvimento técnico, científico e institucional. Também atuam no atendimento do cidadão em assuntos relativos à Corte de Contas, e promove os eventos de capacitação dos técnicos e das instituições fiscalizadas pelo TCE/SC, conforme explica a diretora do Icon, Sabrina Maddalozzo Pivatto.

 

(Sonora Sabrina Maddalozzo Pivatto)

O ICON é a escola de governo do Tribunal, ela é responsável pela capacitação, tanto dos servidores do próprio Tribunal, como da sociedade em geral. A gente tem tanto a capacitação com a execução direta, que são os eventos que o ICON realmente organiza, contrata os professores e promove o evento, como a gente tem alguns eventos que a gente compra vagas de outros órgãos, outras instituições que promovem os eventos e algum servidor, quando é um número menor de servidores, esses servidores participam desses cursos realizados por outras entidades, então é uma capacitação com execução indireta.

 

 

VINHETA TCE/SC – INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA

 

 

TRILHA FINAL

 

 

LOCUTOR: O TCE Notícias é uma realização da Facto Comunicação, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Reportagens: Edy Serpa

Edição: Júnior Guedes

Produção: Clemir Schmitt

Apresentação: Pamela Santos e Clemir Schmitt

 

 

Tempo: 10’08’’

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques