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TCE/SC promove palestra sobre como modelo de gestão da Disney pode inspirar um serviço público de excelência

sex, 21/02/2020 - 17:06

Vinheta: TCE Informa

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: Os servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram na terça-feira, da 18, de uma palestra sobre o modelo de gestão e eficiência alcançado pelo Complexo Walt Disney World, em Orlando nos Estados Unidos. A palestra “Mindset Disney no Serviço Público” foi proferida pelo professor Cláudio Vicente, um especialista no modelo de gestão da Disney e consultor na área de gestão pública.

 

Durante a exposição, Cláudio Vicente mostrou como o parque temático mais famoso e visitado do mundo pode inspirar um serviço público eficiente e voltado para as pessoas. Ele falou sobre a importância da adoção de uma mentalidade de crescimento, da cultura de inovação, proatividade e de iniciativa. Para Cláudio Vicente, uma das contribuições que o setor privado pode dar ao serviço público é no emprego de diretrizes e processos, e na compreensão dos servidores sobre o propósito do serviço público para o alcance da excelência no atendimento das necessidades da sociedade.

 

(Sonora Cláudio Vicente)

Principalmente em termos de modelos de gestão que priorizem a eficiência. É isso que o setor privado tem para contribuir com o setor público e a Disney é uma grande referência, porque a Disney opera só em Orlando nos Estados Unidos, uma equipe de 74 mil funcionários prestando serviço. A gente sabe que serviço é muito mais complexo que produção de bens de produtos físicos, porque o serviço depende muito do humor das pessoas, da cultura das pessoas, depende de motivação, de fatores externos, e a Disney conseguiu implantar um modelo que as pessoas trabalham sempre dentro de um mesmo padrão de qualidade, e o cliente que visita a Disney percebe esse diferencial e deseja retornar. Da mesma forma, quando a gestão pública consegue chegar próximo desse nível de excelência, ela consegue fazer com que o cidadão, as pessoas que pagam imposto tenham a percepção que vale a pena pagar imposto porque você tem serviços públicos compatíveis com isso. Claro que a gente tem no Brasil órgãos públicos que conseguiram inovação, conseguiram renovar processos e hoje estão num nível de eficiência muito grande, mas existe muita coisa ainda que nós podemos aprender com o setor privado.

 

 

LOCUTOR: A palestra integrou o projeto InovaTCE, que começou em 2019 e está voltado para a inovação e transformação digital da Corte de Contas, integrando pessoas, processos e tecnologia. O professor Cláudio Vicente explica que iniciativas como a do TCE/SC atendem os preceitos de inovação que têm substituído serviços e facilitado a vida da sociedade.

 

(Sonora Cláudio Vicente)

A transformação digital em vários setores acabou transformando completamente os setores. Tem vários segmentos de economia, produtos que sumiram quando um produto substituto que veio com a tecnologia acabou atendendo uma determinada necessidade com muito mais eficiência e a um custo muito mais baixo.  Então essa iniciativa do TCE é fantástica, porque quando você consegue combinar pessoas, processos e tecnologia, com foco no resultado, na eficiência, você consegue uma transformação incrível, e a própria natureza do trabalho do TCE é um trabalho que tem um espaço muito grande para a inovação em processos para a implantação de tecnologias. É uma iniciativa louvável, eu tenho certeza que vai causar uma transformação muito grande naquilo que o TCE faz.       

 

 

LOCUTOR: O responsável pelo projeto InovaTCE é o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (AGET), Jairo Wensing. Ele avalia a palestra Mindset Disney no Serviço Público como uma ação de transformação pessoal para os servidores e colaboradores do TCE/SC na busca pelo aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

 

(Sonora Jairo Wensing) 

O projeto InovaTCE faz parte do Plano de Ação do Tribunal, é um projeto colaborativo, participativo dos servidores do Tribunal e tem 10 ações que compõem esse projeto dentro de três eixos norteadores: pessoas, tecnologias e processos. A gente não consegue mudar nada sem olhar esses três eixos.  Então, o que a gente trabalhou aqui foi o eixo da transformação pessoal. Mas o que que tem a ver um mindset, a mudança de pensamento? O objetivo é criar uma cultura de inovação, começando pela mudança das pessoas, as pessoas mudarem sua forma de pensar, e a palestra foi muito pertinente para que as pessoas, ao assistirem de uma forma bastante lúdica, tragam inferências de como trazer a excelência para o serviço público.    

 

 

Vinheta: TCE Informou

 

Tempo: 04’41’’

Autor
Agência TCE/SC
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