menu

Palestra sobre educação diante da pandemia encerra o 20º Ciclo de Estudos do TCE/SC

sex, 04/09/2020 - 17:32

VINHETA TCE INFORMA

 

(OUÇA)

 

Locutor: A palestra virtual sobre a educação durante e após a pandemia de Covid-19 marcou o encerramento do 20º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, nesta quinta-feira. A live pelo canal do YouTube do Tribunal foi apresentada pela auditora fiscal de controle externo Gláucia da Cunha, da Diretoria de Atividades Especiais.

A área de ensino tem sido uma das mais afetadas pela pandemia. As aulas presenciais continuam suspensas e o debate sobre o retorno das aulas aumenta em todos os municípios. A auditora orientou os gestores e agentes públicos municipais a manterem a oferta de alimentos para a comunidade escolar na quantidade e na qualidade correta. Também recomendou a disponibilização de atividades pedagógicas e o monitoramento da realização dessas atividades, mesmo antes do retorno das aulas presenciais. A avaliação de aprendizagem e a observação dos protocolos gerais para o retorno das atividades presenciais também foram abordadas.

Segundo Gláucia da Cunha, a palestra foi baseada no resultado de uma pesquisa feita no início do mês de maio com todos os municípios catarinenses, onde a área técnica do TCE/SC buscou entender qual era a realidade desses municípios para dar orientações aos gestores da educação.

 

(Sonora Gláucia da Cunha)

Nessa pesquisa que também resultou na cartilha de orientação, nós tratamos da alimentação escolar durante o período de suspensão das aulas, também tratamos da oferta da educação não presencial para a educação infantil e para o ensino fundamental, assim como a disponibilidade de recursos para que essa educação remota seja disponibilizada. Também abordamos a interação e o bem-estar da comunidade escolar e, sobretudo, demos ênfase ao planejamento de retomada do ensino presencial e também tratamos dos contratos de alimentação, transporte escolar e dos professores admitidos em caráter temporário.

 

Locutor: Mais cedo, o consultor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luís Maurício Junqueira Zanin, comandou uma live que tratou do impacto das compras governamentais para as micro e pequenas empresas locais, de acordo com o Decreto 10.024, a Instrução Normativa 206 e a Medida Provisória 961/2020.

 

Durante os três dias do Ciclo de Estudos, foram realizadas 12 lives que abordaram temas relacionados aos efeitos da pandemia no dia a dia das gestões municipais. As orientações foram acompanhadas por agentes públicos que atuam nas áreas de controle interno, licitações e contratos, atos de pessoal e políticas públicas de prefeituras e câmaras catarinenses.

Todas as palestras estão disponíveis no canal do TCE/SC no YouTube. As exposições de cada palestrante serão publicadas no Portal da Instituição na internet no dia 8 deste mês.

Organizado pelo Instituto de Contas do Tribunal, o evento, iniciado no dia 1º de setembro, teve a parceria das associações de municípios do Estado e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

 

 

VINHETA TCE INFORMOU

 

Tempo: 03’33”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques