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LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) disponibilizou um roteiro para realização de dispensa de licitação e contratação decorrentes da pandemia da Covid-19. Para isso, elaborou um questionário para ser usado facultativamente pelas unidades gestoras. O questionário está disponível no Portal do TCE/SC na internet.
O objetivo é auxiliar os gestores públicos na identificação de elementos que devem estar presentes nos procedimentos administrativos de dispensa de licitação destinados ao atendimento da situação de emergência provocada pela Covid-19. A medida atende o artigo 4º da Lei Federal nº 13.979/2020.
Elaborado pela Diretoria de Licitações e Contratações (DLC), do Tribunal de Contas, o questionário funciona como um check-list com 21 itens de verificação para que os agentes públicos assinalem "sim" ou "não", e um campo para "observações", destinado a eventuais anotações sobre o item em questão. A proposta do formulário é possibilitar aos gestores a adoção de medidas de tratamento de riscos e maior segurança na tomada de decisão. É um modelo padrão, que pode ser adaptado de acordo com as especificidades da contratação e as normativas de cada órgão.
Os responsáveis pelas unidades fiscalizadas pelo Tribunal de Contas podem acessar o formulário na página principal do Portal da Instituição, no banner “Coronavírus - Informações Importantes”, menu “Orientações técnicas aos jurisdicionados”. O endereço é www.tce.sc.gov.br.
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