menu

TCE/SC realiza videoconferência para avaliar ações durante período de isolamento social

qui, 02/04/2020 - 17:30

VINHETA: TCE INFORMA

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, reuniu-se por meio de videoconferência com os diretores das unidades técnicas para avaliar o andamento das atividades neste período de trabalho a distância, em função da pandemia do novo coronavírus. O presidente enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores e destacou a atuação conjunta com o Governo do Estado e com as prefeituras catarinenses para minimizar os impactos da crise provocada pela Covid-19, por meio da orientação dada pelas unidades técnicas aos gestores públicos de Santa Catarina.

Na oportunidade, o diretor-geral de Controle Externo (DGCE), Marcelo Brognoli da Costa, manifestou-se positivamente quanto aos resultados do teletrabalho iniciado no dia 18 de março, posição acompanhada pelos demais diretores. Todos salientaram que o uso das ferramentas disponíveis na plataforma do Office 365, especialmente as ferramentas TeamsOutlook e One Drive, tem contribuído para a continuidade da execução das tarefas.

Sobre as orientações que vêm sendo prestadas pelo TCE/SC aos gestores públicos, o diretor de Contas de Governo (DGO), Moisés Hoegenn, ressaltou que as demandas individuais tiveram uma queda significativa após a disponibilização do documento de “Perguntas e Respostas”, no Portal da Instituição. O documento está em www.tce.sc.gov.br.

Durante a reunião o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, reforçou a necessidade de adesão total dos servidores às ferramentas disponibilizadas e que haja um engajamento às novas demandas que se apresentam para a Corte de Contas.

Ao afirmar que o momento que estamos atravessando é sem precedentes, o presidente ressaltou que fica mais evidente que o TCE/SC precisa deslocar o foco de sua atuação, com urgência, passando a priorizar processos relevantes e que efetivamente tragam resultados positivos para as contas públicas e para a gestão e governança dos jurisdicionados.

O conselheiro Adircélio também informou que o projeto de resolução, que estabelece critérios de seletividade para processos, com foco na relevância, materialidade e urgência, está em estágio final de elaboração, e deve ser o norte para o planejamento de todas as ações de controle realizadas pelo TCE/SC, conectando-o com as demandas dos cidadãos.

Também destacou que as medidas de isolamento e teletrabalho permanecem e que as medidas que visam o uso de ferramentas tecnológicas para a implementação da sessão plenária por meio de videoconferência estão adiantadas, como também as tratativas para a tramitação eletrônica de documentos e para adoção do processo administrativo eletrônico.

 

VINHETA: TCE INFORMOU

 

Tempo: 03’12”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques