menu

Reformulação do Portal do TCE/SC terá interação com a sociedade

qua, 03/06/2020 - 18:21

VINHETA TCE Informa

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está reformulando o Portal da Instituição na internet e busca interação da sociedade nessa construção. Para isso, lançou uma pesquisa, que pode ser respondida até o dia 15 de junho, para colher subsídios de gestores públicos, advogados, representantes de instituições não governamentais, jornalistas, cidadãos em geral e público interno. Na página do Tribunal, em www.tce.sc.gov.br, foi publicado um questionário com 22 perguntas objetivas. As mesmas questões serão enviadas por e-mail para pessoas e organizações interessadas no serviço da Instituição.

A reformulação busca ampliar o acesso a informações de interesse público e aos serviços prestados pela Corte catarinense, a partir da utilização de recursos de acessibilidade e de leiaute responsivo para computadores e dispositivos móveis em todas as páginas, com navegabilidade entre as funcionalidades.

Alguns aspectos serão considerados. Entre eles, as exigências da Lei de Acesso à Informação para garantir a transparência do controle externo e estimular o exercício da cidadania. Também serão observados os conceitos de Arquitetura da Informação para viabilizar o fluxo efetivo das informações, e a integração e gestão eficientes dos conteúdos para permitir a manutenção e atualização do Portal.

A pesquisa aborda frequência de uso; tempo de permanência; organização, segmentação por público-alvo, quantidade e transparência das informações; áreas mais acessadas; linguagem utilizada; e recursos de acessibilidade. Também há perguntas sobre criação de espaços sobre decisões e acórdãos aprovados, imputações de débito e aplicações de multas, recursos que efetivamente ingressam nos cofres públicos, julgamentos de contas pelos legislativos e diretorias técnicas e administrativas do TCE/SC.

Outros questionamentos são referentes à disponibilização das informações em outros idiomas; o interesse de recebimento de aviso sobre atualização de conteúdo; a possibilidade de personalização do conteúdo; mudanças no sistema de buscas; inclusão do mapa do Portal e de links para sites de outros órgãos que também exercem o controle externo. Os participantes da pesquisa ainda poderão fazer sugestões e disponibilizar dados para eventual contato do Tribunal.

Para a reformulação, além da pesquisa, serão considerados os dados do Google Analytics, o mapa de calor e levantamentos feitos em páginas na internet de entidades com atuação semelhante ao TCE.

O trabalho está sendo executado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes do Gabinete da Presidência (GAP), das diretorias-gerais de Administração (DGAD) e de Controle Externo (DGCE), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Assessoria de Comunicação Social (ACOM).

 

VINHETA TCE Informou

 

Tempo: 03’15”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques