menu

TCE/SC encaminha questionários da 5 ª edição do Índice de Efetividade da Gestão Municipal

seg, 15/06/2020 - 18:36

VINHETA TCE Informa

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) disponibilizou em seu Portal na internet, o Manual 2020 do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), relativo ao exercício de 2019. Este é o quinto ano consecutivo que o TCE/SC vai aplicar a metodologia para analisar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas nos 295 municípios catarinenses.

No início deste mês, o Tribunal encaminhou ofício para prefeitos e controladores internos das prefeituras, com as orientações para o preenchimento da pesquisa, bem como o próprio questionário. O prazo para envio das respostas é 15 de julho.

 

A adesão dos municípios é obrigatória. Serão avaliados sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

A partir deste ano, as atividades internas do TCE/SC relacionadas ao IEGM vão ter participação mais efetiva das diretorias técnicas, principalmente na seleção das respostas a serem validadas. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a validação será de forma eletrônica remota, utilizando documentos anexados pelas prefeituras e informações do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge).

Os questionários contêm 188 quesitos de âmbito nacional e 19 quesitos específicos, com perguntas a serem respondidas pelos gestores. Na edição do IEGM deste ano, as prefeituras podem apresentar até três programas ou ações municipais que julguem ser de boas práticas de gestão, em cada uma das sete áreas pesquisadas.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é um indicador que mede a qualidade dos gastos, investimentos e serviços governamentais e a efetividade das políticas públicas, contribuindo para o controle social e para o aprimoramento do controle externo.

 

VINHETA TCE Informou

 

Tempo: 01’59”

Áudio
IEGM - Acom_1.mp3 (1.83 MB)
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques