menu

TCE/SC coordena comissão nacional de fiscalização das compras de equipamentos durante a pandemia

qua, 24/06/2020 - 18:36

VINHETA TCE Informa

 

(OUÇA)

 

LOCUTOR: O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, apresentou, durante videoconferência do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), na segunda-feira, dia 22, o Plano de Trabalho da comissão instituída pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para produção de conhecimentos específicos referentes à aquisição de equipamentos médicos, diante da pandemia do novo coronavírus.

O conselheiro Adircélio, que coordena a comissão, reforçou a importância da participação dos Tribunais e relatou que o planejamento prevê a uniformização das informações, por meio das unidades de inteligência do Sistema de Contas, criando um banco de dados nacional. O objetivo do grupo é ampliar a eficiência e a efetividade das ações de controle externo, diante das incertezas decorrentes do cenário provocado pela pandemia e dos riscos inerentes à flexibilização das normas de contratação aplicadas ao Setor Público.

A estratégia proposta pela comissão prevê a realização do trabalho com a participação das Unidades de Informações Estratégicas (UIE) de cada Corte.

De acordo com o Plano de Trabalho, cada unidade executará procedimentos padronizados para levantar informações que serão remetidas ao Labcontas - plataforma virtual do TCU que reúne bancos de dados da Administração Pública, além de ferramentas de análise de conteúdo. O objetivo é formar uma base consolidada nacional de aquisições relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Na sequência, serão aplicadas tipologias, com o objetivo de gerar informações estratégicas a serem disponibilizadas para a Atricon e remetidas para cada Tribunal de Contas.

A análise ficará restrita a respiradores e a kits de diagnóstico para a Covid-19.

 

VINHETA TCE Informou

 

Tempo: 02’01”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques