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Atendimento Virtual vai facilitar o acesso da população aos serviços do TCE/SC

sex, 19/11/2021 - 14:54

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 

LOCUTOR: Um serviço pioneiro no país foi lançado oficialmente pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) na tarde desta quinta-feira, dia 18, por meio de uma transmissão pelo canal do YouTube da Instituição.

É o Atendimento Virtual, que permite à área técnica do TCE/SC atender por vídeo chamada os jurisdicionados, agentes fiscalizados, advogados e a população em geral, que buscam orientações e informações sobre processos e procedimentos no Tribunal.

A ferramenta está disponível no Portal do TCE/SC na internet. Um banner no lado direito da tela leva o usuário ao Atendimento Virtual. Após uma breve descrição dos serviços, é possível acessar as opções “agendamento” e “balcão”.

O Balcão Virtual dá acesso à Ouvidoria do Tribunal de Contas com atendimento em tempo real. Importante destacar que o serviço deve ser usado quando o usuário não conseguir identificar a área que tem relação com a demanda que necessita. Funciona de segunda a sexta-feira entre 14h e 17h. Cada atendimento tem duração máxima de 15 minutos.

O atendimento por videochamada exige que o usuário disponha de microfone e câmera, além de mostrar documento com foto quando for atendido pelos servidores do TCE/SC.

Já o Agendamento Virtual, sob responsabilidade da Secretaria-Geral do Tribunal, dá acesso às informações sobre processos, pautas de julgamento e fiscalizações das unidades de controle externo.

O sistema de marcação de consultas funciona 24 horas e enviará, na véspera do atendimento, um lembrete do compromisso ao e-mail informado na marcação do horário.

Ao falar sobre a iniciativa, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, lembrou que a transformação digital faz parte do Plano de Ação 2019/2022 e está inserida nas mudanças organizacionais baseadas no desenvolvimento de pessoas, de processos e de tecnologia.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
Justamente a pandemia da Covid-19, uma grande mazela que nos assolou, pelo menos teve algum lado positivo que foi a aceleração do processo de transformação digital. Esses serviços digitais, como o de Atendimento Virtual, vieram para ficar, o que termina se justificando pelos benefícios que trazem consigo. De forma que nós vivemos um novo tempo e os órgãos públicos devem obrigatoriamente se adequar para melhor prestarem os seus serviços. Portanto, eu convido e conclamo a todos os nossos jurisdicionados do Tribunal de Contas de Santa Catarina, nos nosso Estado e nossos municípios, que implantem ou implementem serviços digitais desta natureza. É com base nesse pensamento, nessa nova concepção de controle, numa mudança de paradigmas, de comportamento, numa nova mentalidade e também nas transformações a ela inerentes, que a nossa Instituição tem procurado se reinventar a cada dia e de maneira contínua, com intuito justamente de contribuir cada vez mais com o aprimoramento da gestão pública, por meio de um controle inovador e procurando se converter cada vez mais num autêntico tribunal da governança pública.

LOCUTOR: O diretor-geral de Controle Externo do TCE/SC, Marcelo Brognoli da Costa, explicou que o Atendimento Virtual vai melhorar a acessibilidade e gerar economia para o setor público.

(Sonora Marcelo Brognoli da Costa)
O Atendimento Virtual favorece a acessibilidade, pois dispensa o deslocamento até a sede do Tribunal de Contas e gera economia de recursos para quem busca orientações. Muitas vezes o deslocamento de vereadores, de secretários de municípios, prefeitos, até a sede do Tribunal de Contas com pagamentos de diárias, então, torna muito mais econômica essa busca de informações. Enfim, há vantagens para a sociedade e jurisdicionados, na medida em que otimiza e facilita a forma de contato com o Tribunal de Contas, e também para o próprio Tribunal que pode aprimorar seu atendimento ao público e ajustar esse serviço às demais atividades por ele desempenhadas.

LOCUTOR: Para a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC/SC), Cibelly Farias, o novo serviço vai agregar mais qualidade no atendimento ao público.

(Sonora Cibelly Farias)
Vai ser um meio de comunicação, não só totalmente conectado com os tempos atuais, mas que vai servir especialmente como um meio de maior aproximação do Tribunal de Contas com os seus jurisdicionados, com os gestores, e especialmente com toda a sociedade.

LOCUTOR: Já o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, destacou que a iniciativa do TCE catarinense deve ser implantada nos demais tribunais do país.

(Sonora Joaquim Alves de Castro Neto)
Teremos interesse enorme em implementar ferramentas dessa natureza, que é um canal direto com o cidadão. Isso vai gerar economia, vai dar condições para que qualquer cidadão, qualquer pessoa que precise do Tribunal de Contas possa estar praticamente presente na sua localidade. Isso é muito importante, essas inovações, essas ferramentas.

LOCUTOR: Também fizeram parte do lançamento do Atendimento Virtual do TCE/SC, o controlador-geral da OAB de Santa Catarina, Mauro Prezotto, e a vice-presidente de Vendas da Microsoft Brasil, Priscyla Lahan. A empresa trabalhou em parceria no desenvolvimento do projeto.

Até agora o TCE/SC usava como canais de atendimento o e-mail, o telefone e o balcão presencial. O Atendimento Virtual é uma ferramenta com uma solução mais equilibrada encontrada pelo Tribunal de Contas para facilitar e otimizar o acesso das pessoas às demandas da Corte.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 05’41”

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Agência TCE/SC
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