menu

TCE/SC apresenta auditoria sobre efeitos da pandemia no ensino médio na Assembleia Legislativa

sex, 03/06/2022 - 17:39

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA
 
LOCUTOR: Dois auditores fiscais do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram no dia 30 de maio de um encontro promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa (Alesc) para tratar dos impactos da pandemia de covid-19 na educação de nível médio no Estado.

Alexandre Thiesen Becsi e Paulo Tefili Filho apresentaram o resultado de uma auditoria operacional realizada para verificar as ações que estão sendo planejadas e implantadas pela rede estadual de educação para minimizar consequências.

Segundo o auditor Paulo Tefili, o trabalho constatou um índice de retorno dos alunos abaixo do esperado.

(Sonora Paulo Tefili Filho)
A equipe veio apresentar os resultados da auditoria operacional que foi feita no ano de 2021, considerando os impactos que a pandemia de covid-19 teve nos índices de abandono e exclusão escolar no ensino médio. O principal achado que essa auditoria gerou foi em relação aos baixos índices de retorno dos alunos às escolas.

LOCUTOR: Outra constatação foi a baixa oferta de educação profissional técnica na rede estadual. O último edital, por exemplo, ofereceu 35% de vagas em relação ao número de interessados. A recomendação do TCE/SC é expandir essas vagas com a oferta de cursos alinhados às características de cada região e às condições socioeconômicas delas.

A auditoria também demonstrou a importância da busca ativa por alunos que abandonaram a escola. Antes da pandemia, os índices de sucesso desse trabalho eram superiores a 43%, mas nos últimos dois anos o retorno à sala de aula atingiu 28% em 2020 e 22% até o mês de agosto de 2021.

Os auditores apontaram caminhos para reverter essas questões consideradas essenciais para a recuperação de índices anteriores à pandemia. No caso da evasão escolar, a sugestão é que sejam promovidas políticas públicas de permanência escolar considerando as condições socioeconômicas e de vulnerabilidade de cada aluno.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Alesc, deputada Marlene Fengler, destacou a iniciativa do TCE/SC em realizar a auditoria.

(Sonora Marlene Fengler)
A participação do Tribunal de Contas com os dados dessa auditoria foi fundamental. Nós precisamos de informações, e os dados que foram trazidos aqui foram muito claros, e comprovam e confirmam, que realmente são necessárias políticas públicas de apoio, de suporte para que a gente reduza os números da evasão escolar aqui em Santa Catarina.

LOCUTOR: Na avaliação do conselheiro César Filomeno Fontes, relator do processo que analisa a evasão escolar, a troca de informações entre as instituições é fundamental para reduzir os impactos da pandemia na educação.

Para a diretora de Atividades Especiais do TCE/SC, Monique Portella, a falta de interesse dos alunos no retorno se dá por uma série de fatores que inclui muitas vezes a necessidade de o adolescente trabalhar para ajudar no sustento da família.

Também participaram do encontro, representantes do Ministério Público estadual (MPSC), do Tribunal de Justiça (TJSC) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC).

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’19”
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC