menu

TCE/SC avalia como está a vacinação em municípios catarinenses

ter, 02/08/2022 - 16:59

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA) 

LOCUTOR: Por determinação do vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, responsável pela relatoria dos processos ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), os técnicos da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) iniciaram um trabalho de validação de dados sobre a vacinação geral da população nos municípios catarinenses.

O cruzamento de dados começou pelos municípios do Extremo Oeste do Estado e está sendo realizado presencialmente por dois auditores do Tribunal. Eles estão verificando se as informações sobre a vacinação conferem com os dados enviados pelos próprios municípios em resposta a questionário aplicado pelo TCE/SC no início do mês de junho. Na época, 226 dos 295 municípios responderam ao questionário.

A validação faz parte do trabalho desenvolvido para traçar um raio-X da vacinação geral e oferecer, a partir de uma base de dados, condições para que sejam estudadas alternativas que melhorem os índices.

Após a compilação das informações, a Diretoria de Atividades Especiais (DAE) detectou que as questões respondidas pelas prefeituras revelaram dados preocupantes sobre a cobertura vacinal. Um exemplo é que 68% dos municípios registraram queda na vacinação.

O questionário apontou que o principal fator para esta diminuição da cobertura vacinal está relacionado a notícias falsas compartilhadas pela internet. Essa razão foi apontada em 37% das respostas. Outro ponto que influenciou a diminuição foi a desinformação, que alcançou índice de 19%.

O levantamento revelou ainda que quase 34% das prefeituras que responderam à pesquisa do TCE/SC não tem um plano municipal de vacinação.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 02’04”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC