menu

TCE/SC dá posse a 62 novos auditores fiscais de controle externo

ter, 06/09/2022 - 12:39

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: Uma cerimônia realizada no auditório principal do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na sexta-feira, 2 de setembro, marcou a posse de 62 aprovados no concurso público da Instituição.

Os novos servidores assumem o cargo de auditor fiscal de controle externo, que tem como atribuições, o planejamento e execução da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos sujeitos ao controle do Tribunal de Contas. Outra função do auditor é a realização de auditorias e instrução de processos na sede do TCE/SC, em Florianópolis, e nas unidades fiscalizadas no Estado, durante as inspeções in loco.

Ao dar boas-vindas aos novos servidores, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ressaltou os desafios do TCE/SC como órgão de controle.

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior
Eu acho que o grande desafio que nós temos, e eu já envolvo vocês nesse desafio, nós precisamos aprimorar cada vez mais, tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos, as nossas entregas, agregando com isso valor para o cidadão, para a nossa sociedade. E isso passa também por uma nova forma de fazer controle, um controle mais proativo em detrimento daquele controle reativo, um controle mais assertivo em detrimento daquele controle mais refratário, um controle que traga para o foco dos Tribunais de Contas, os grandes temas que impactam verdadeiramente a nossa sociedade e vamos caminhando no sentido de se tornar cada vez mais um tribunal da governança pública.

Locutor: Os atos para realização do concurso público foram iniciados em agosto de 2019, com a constituição da comissão responsável pelo certame, sob a coordenação do conselheiro José Nei Ascari, para estudos preliminares.

Diante da pandemia de covid-19, que exigiu dos órgãos públicos a adoção de medidas para contenção de despesas, o edital foi publicado somente em 10 de novembro de 2021, tornando pública a realização do concurso para o provimento de 40 vagas e de outras 120 para a formação de cadastro de reserva. Durante a solenidade, o conselheiro José Nei, corregedor-geral do TCE/SC destacou a importância dos novos servidores para a Corte de Contas

Sonora José Nei Ascari
Vocês precisam de fato celebrar muito esse momento. Vocês são vitoriosos. Esse concurso começou inicialmente com cerca de 15.000 inscritos, 8.700 confirmaram as inscrições, mais de 5.700 participaram das provas. E vocês estão aqui, 60 e tantos vencedores. Por isso, recebam todos as nossas homenagens e os nossos cumprimentos. Vocês superaram desafios e por isso merecem estar aqui, demonstraram que são pessoas altamente capacitadas, e com certeza, valorosos que são, se somarão aos nossos já valorosos servidores e ajudarão muito no desempenho das atividades aqui do nosso Tribunal.

Locutor: O servidor Gabriel Augusto Schiochet, falou em nome dos empossados no cargo de auditor fiscal de controle externo do TCE/SC.

Sonora Gabriel Augusto Schiochet
E agora assumindo esse cargo, vocês passam a representar o Tribunal de Contas. Eu acredito que vocês devem sentir a partir de hoje a responsabilidade de assumir essa função e desempenhar nos atos, no exercício das suas competências, interna e externamente, na vida profissional, na vida pessoal de vocês. Tudo isso acaba sendo refletido para a sociedade, então, vejam o tamanho da responsabilidade que vocês estão assumindo

Locutor: A partir desta segunda-feira, dia 5, os novos servidores iniciaram um curso de formação sob a coordenação do Instituto de Contas (Icon), e exposições realizadas pelos diretores das áreas administrativa e de controle externo do Tribunal e por palestrantes que não atuam no TCE/SC.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’55”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques