menu

TCE/SC capacita servidores municipais sobre módulos do sistema e-Sfinge online.

ter, 13/09/2022 - 14:22

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: TCE/SC capacita servidores municipais sobre módulos do sistema e-Sfinge online.

Locutor: Mais de 250 servidores das prefeituras e câmaras municipais ligados ao controle interno e à contabilidade, acompanharam na sexta-feira, dia 9, as palestras virtuais sobre sistema e-Sfinge online, transmitidas pelo canal do YouTube do Tribunal de Santa Catarina (TCE/SC).

Quatro auditores fiscais de controle externo do Tribunal, ligados às diretorias de Contas de Governo (DGO) e Informações Estratégicas (DIE), ministraram um curso sobre os conceitos e normas utilizados na concepção dos módulos de planejamento, execução orçamentária e registros contábeis do e-Sfinge online, que é o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão.

É por meio desta ferramenta, composta por um conjunto de aplicativos, que as unidades gestoras fiscalizadas pelo TCE/SC disponibilizam as informações referentes a aplicação dos recursos públicos nas mais diversas áreas da administração.

O diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto, ressaltou a importância do sistema para a melhoria da gestão.

Sonora Nilsom Zanatto

O e-Sfinge online, a gente já pode afirmar que está contribuindo efetivamente para a melhoria dos controles na administração municipal, em especial. E eu não tenho dúvida que num curto espaço de tempo esse sistema será definitivo para a boa gestão dos recursos públicos. Ele vai permitir tanto ao controle externo quanto ao controle interno, uma atuação tempestiva na correção de eventuais problemas e na correção dos rumos da administração para que a gente possa evitar algum prejuízo e também contribuir para a gestão, os resultados, os serviços que a gente oferece aos cidadãos.

Locutor: O auditor Sérgio Augusto Silva, falou sobre os módulos de planejamento, execução orçamentária, registros contábeis e gestão fiscal.  Ele alertou que as informações inseridas no sistema impactam na obtenção de certificados que possibilitam a obtenção de recursos pela administração pública. 

Sonora Sergio Augusto Silva

O sistema e-Sfinge online, tem uma importância fundamental para as unidades gestoras, principalmente porque a repercussão imediata em relação à obtenção de certidões, por exemplo. Embora, aqui também o Tribunal também faça o seu lado o seu lado aqui, no que se refere ao controle da qualidade da informação.  Mas é de fundamental importância que as atenções sejam voltadas, para que a gente tenha a melhor qualidade possível para evitar retrabalhos e atrasos, inclusive, na obtenção de recursos por parte das unidades gestoras.

Locutor: Na mesma linha, o auditor Ricardo José da Silva, ligado a diretoria de Contas de Governo (DGO), reforçou sobre a importância do envio das informações precisas para o e-Sfinge online antes da emissão do parecer prévio das contas anuais realizada pelo TCE/SC

Sonora Ricardo José da Silva

Hoje, enquanto a conta não está apreciada, não tem o parecer prévio lado do Pleno, não afeta a certidão, mas logo após a apreciação das contas pelo Tribunal de Contas, vai aparecer na próxima certidão, então, o município vai estar impedido de receber recursos, de fazer operação de crédito. Então, é muito importante que se preste muita atenção nisso, importante é realmente informar as coisas corretamente.

Locutor: O auditor Sandro Daros de Luca, detalhou as formas de acesso ao sistema e-Sfinge por meio do TCE Virtual, na página oficial do Tribunal, na internet. Já o auditor Alessandro Marcon de Souza, destacou os painéis disponibilizados no TCE Virtual, entre eles, o próprio e-Sfinge online, e demais informações sobre a administração pública.  

Sonora Alessandro Marcon de Souza

Esse painel é público, na verdade está disponível para toda a sociedade verificar, o que traz ainda mais peso para que essa informação seja sempre disponibilizada com qualidade. O que se apresenta, que seja o que de fato ocorre, o que de fato acontece nas unidades gestoras.

Locutor: As palestras da capacitação sobre o e-Sfinge online estão disponíveis no canal do YouTube do TCE/SC.

VINHETA TCE INFORMOU

TEMPO: 4'03"

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques