menu

TCE/SC constitui comissão de transição entre atual e futura gestão

qui, 22/09/2022 - 16:20

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: Pela primeira vez, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) constituiu uma comissão com a finalidade de atuar na transição dos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da instituição.

A Portaria que define a atuação da comissão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Corte de Contas esta semana. A comissão é formada por 17 servidores do TCE/SC de diversas áreas.

Na segunda-feira, dia 19, em Sessão Extraordinária, o Plenário elegeu por aclamação, o conselheiro Herneus De Nadal para a presidência do TCE/SC para o biênio 2023/2025. O conselheiro José Nei Ascari foi eleito para a vice-presidência, e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que é o atual presidente, para a corregedoria-geral. Os três também fazem parte da comissão de transição.

A posse está marcada para a primeira quinzena do mês de fevereiro do próximo ano.

Outra novidade foi a antecipação da data da eleição. Cumprindo a legislação, o pleito passou da segunda quinzena de dezembro para a segunda quinzena de setembro, o que, na opinião do presidente Adircélio, permite um processo de transição mais efetivo.

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Isso terminava por inviabilizar uma transição com o tempo e dedicação necessária para que os projetos tivessem continuidade. Então a nossa ideia foi anteciparmos esse processo para a segunda quinzena do mês de setembro. De forma que a gente vai ter na prática, uns 3 meses, um pouco mais, de uma transição, que certamente contribuirá muito para a continuidade dos trabalhos desta casa e também para que a nova gestão, principalmente o futuro presidente, ele possa ir planejando e colocando em andamento os projetos que certamente ele tem para a sua gestão, para o seu mandato.

Locutor: O presidente eleito, conselheiro Herneus De Nadal, também falou sobre o período de transição e destacou que a gestão do TCE/SC deve seguir aproximando a sociedade do trabalho do desenvolvido pelo controle externo das contas públicas.

Sonora Herneus De Nadal

O grande desafio é dar continuidade a esse trabalho, para que Santa Catarina, através do controle externo das contas dos nossos jurisdicionados, das prefeituras, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, das empresas estatais, câmara de vereadores, municípios, possamos fazer com que a população possa participar deste controle social, acompanhando a aplicação dos recursos. E nós também temos um trabalho prévio preventivo, orientador e dialógico, que nós vamos continuar implementando em favor das gestões públicas para que eles possam se aprimorar, para que eles possam melhorar o seu desempenho.

 

VINHETA TCE INFORMOU

TEMPO: 02’53

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC