menu

Parceria entre TCE/SC e UFSC possibilita a capacitação de servidores em mestrado profissional em Direito

sex, 21/10/2022 - 13:25

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA
 
LOCUTOR: O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou a celebração de um convênio a ser firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o oferecimento de vagas aos membros e servidores da Corte de Contas no curso de Mestrado Profissional em Direito (MPD).

A parceria, que foi aprovada por unanimidade na sessão telepresencial do dia 10 de outubro, teve a relatoria do conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall. O conselheiro ressaltou a avaliação do Instituto de Contas (Icon) do TCE/SC para a realização do convênio e a contribuição que a universidade pode trazer à administração pública.

(Sonora Wilson Wan-Dall)
Destaco que a diretoria do Icon enfatizou a relevância da realização do convênio, argumentando que a necessidade do Tribunal de Contas no tocante a contribuição que a academia pode trazer à administração pública, que seja na área da inovação, controle social, melhoria dos processos administrativos e fiscalizatórios, entre outros temas, pode dar-se através dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em conjunto pelos servidores do Tribunal de Contas e com professores da Universidade Federal destacados em cada área de atuação.

Locutor: De acordo com o convênio, o curso de mestrado profissional em Direito oferecido pela UFSC será na modalidade de pós-graduação stricto sensu e será dividido em duas partes: ensino, caracterizado pela capacitação, sob a forma de curso aberto; e pesquisa, pelo desenvolvimento de projetos em temas do interesse do TCE/SC. Para o relator, a parceria entre as instituições representa um avanço para o aprimoramento do controle externo.

(Sonora Wilson Wan-Dall)
Pensar como o Tribunal de Contas quer se projetar no futuro, passa necessariamente, pelo investimento na capacitação dos seus servidores e membros, pois o desafio de acompanhar as mudanças, inovar e encontrar soluções para tornar o controle externo moderno, eficaz e efetivo, demanda constante aprimoramento. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa é fundamental a contrapartida da universidade, através da capacitação de servidores do Tribunal, viabilizado pelo mestrado profissional em direito, obtém-se, com isso, a possibilidade de cada servidor do Tribunal interessado e aprovado para os projetos de pesquisa a serem conduzidos pelos professores da Universidade Federal de Santa Catarina, comprometa-se a ter uma entrega para o Tribunal.

Locutor: O presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, registrou que o Tribunal de Contas tem se empenhado na qualificação de seu corpo técnico, e anunciou para o mês de março de 2023 o ingresso da primeira turma no mestrado.

(Sonora Adircélio de M. Ferreira Júnior)
Então, é uma oportunidade ímpar para os nossos servidores e essa é mais uma iniciativa no sentido de aprimorar as entregas da nossa instituição, e a nossa ideia é abrir essa possibilidade para outras áreas de atuação disciplinar do Tribunal de Contas. E agora é publicarmos o edital para que a gente possa, a partir do ano que vem, a ideia é em março, já do ano que vem, começar a primeira turma com 10 acadêmicos do mestrado.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’33”
 

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques