menu

TCE/SC comemora 67 anos e concede Medalha do Mérito a 11 personalidades

qua, 07/12/2022 - 08:51

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: Durante a realização da Sessão Especial em comemoração aos 67 anos do Tribunal de Contas de Catarina (TCE/SC), marcada para esta quarta-feira, dia 7, serão concedidas 11 Medalhas do Mérito para pessoas que se destacaram para a criação, do desenvolvimento e aprimoramento da Corte de Contas.

Três Medalhas serão concedidas in memoriam, para os ex-governadores Aderbal Ramos da Silva e Irineu Bornhausen e ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, Braz Joaquim Alves, pelo papel fundamental que desempenharam para a criação do TCE/SC.

O ex-governador Aderbal Ramos foi responsável pelo encaminhamento, no ano de 1950, do Projeto de Lei 141, que propunha a criação do Tribunal. O deputado estadual Braz Alves presidiu o Legislativo, em 1955, quando da aprovação da proposta, no dia 3 de novembro. E o ex-governador Irineu Bornhausen sancionou, no dia seguinte, a Lei 1.366/1955, que criou o Tribunal de Contas, e também foi quem nomeou os sete primeiros membros, em fevereiro de 1956.

A comenda também será entregue a outras autoridades. De órgãos nacionais, serão agraciados o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Jorge Mussi; e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Ricardo Teixeira do Valle Pereira e Victor Luiz dos Santos Laus.

Entre os representantes de poderes e de órgãos do Estado, serão homenageados o atual e o ex-procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin e Sandro José Neis, e os desembargadores do Tribunal de Justiça João Henrique Blasi e Ricardo Roesler, além do desembargador aposentado Rodrigo Collaço.

Os nomes das personalidades que serão agraciadas pela comenda do Tribunal de Contas foram aprovados na Sessão Ordinária desta segunda-feira. O presidente da Corte, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, falou sobre a representatividade dos homenageados.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Junior)
Muito embora se reconheça que é impossível homenagear a todos que durante essas décadas contribuíram e ainda contribuem com o nosso fortalecimento como instituição de controle externo. Por isso buscamos reverenciar a todos de forma representativa por meio desses nomes destacados.

Locutor: A procuradora-geral adjunta do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Cibelly Farias, parabenizou o TCE/SC pelo aniversário.

(Sonora Cibelly Farias)
Em nome do Ministério Público de Contas eu parabenizo toda a Corte, em nome do presidente conselheiro Adircélio, todos os conselheiros, conselheiros substitutos, por essa Corte que tem sido historicamente reconhecida como uma grande referência dentro do sistema de controle externo brasileiro. Não poderia também deixar de parabenizar todos os servidores que aqui trabalham, que dedicam uma grande parte do seu tempo, da sua energia, da sua vida, em prol do Tribunal de Contas.

Locutor: Durante a sessão especial comemorativa ao aniversário, será inaugurada a exposição permanente “Corte de Contas de Santa Catarina: origens e trajetória em 65 anos de história”. A solenidade ocorrerá na sede da Instituição, em Florianópolis, a partir das 16 horas, mas também poderá ser acompanhada pelo canal do TCE/SC no YouTube.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’24”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC