menu

Representantes do TCE/SC apresentam palestra na Semana de Transparência e Integridade Time Brasil SC-2022

sex, 09/12/2022 - 15:57

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor:  A coordenadora da Comissão ASG Marina Ferraz de Miranda e o auditor fiscal Luiz Alexandre Steinbach, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), participaram nesta quinta-feira, como palestrantes, da Semana de Transparência e Integridade Time Brasil SC-2022. Os dois dividiram a abordagem dos temas sobre Integridade e Agenda Ambiental, Social e Governança.

O programa é uma das ações da Controladoria-Geral da União (CGU) e promove o aprimoramento da gestão pública, por meio da transparência, da integridade e da participação social. Em Santa Catarina, participam o TCE/SC, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as prefeituras de Biguaçu, Blumenau, Formosa do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Navegantes e Pomerode.

Marina Miranda, que é especialista em compliance e gestão de risco, relatou ações que o Tribunal já desenvolve e que servirão para a estruturação do Programa de Logística Sustentável. Destacou também os conceitos da sigla ASG, que no mundo corporativo é mais conhecida como ESG, mas que têm o mesmo significado, levando os setores privado e público a investirem nos setores Ambiental, Social e de Governança.

Segundo ela, um dos principais objetivos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para 2023 é aprofundar o diagnóstico iniciado sobre ações na área de ASG para que a instituição possa criar um programa de logística sustentável que permita avançar, ser referência e ajudar jurisdicionados a seguirem essa linha de tratar dos aspectos ambientais, sociais e de governança. Para Marina, os investimentos que impactam a sociedade abrangem os setores público e privado.

(Sonora Marina Ferraz de Miranda)
A gente vive hoje num mundo em que consumidores são mais conscientes, os cidadãos são mais atentos, se envolvem com as pautas anticorrupção, integridade, transparência, querem participar. Então, a lógica é hoje que as empresas, elas não apenas gerem lucro, mas que elas consigam ir muito além e pensar nesses aspectos e fazerem investimentos sustentáveis, investimentos de impacto. Eles são investimentos que geram muito além do retorno financeiro. Quando a gente fala de administração pública eu diria que a nossa missão é ainda maior. A gente ultrapassa hoje, a perspectiva daquela administração eficiente, a gente tinha burocrática, eficiente, hoje eu acho que a gente tem que pensar além. A gente tem que pensar nesses aspectos ambientais, sociais e de governança, como uma missão institucional. Então, não basta, a gente pensando num município, prestar o serviço de saúde básica, de a gente prestar educação infantil básica também, a gente tem que ir além, a gente tem que tentar fazer tudo isso e gerar investimentos de impacto na sociedade.

Locutor: Para o auditor fiscal Luiz Alexandre Steinbach, o TCE/SC passou por uma mudança de cultura na qual todos os servidores hoje estão envolvidos com as questões relacionadas à integridade. A implantação do programa foi em 2020.

Além de outros aspectos relacionados à integridade e transparência, Luiz Alexandre lembrou que dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, tema que envolve a agenda ASG. O auditor provocou uma reflexão, alertando que a corrupção não atinge só as pessoas mais pobres. Segundo ele, quem participa da corrupção, também acaba sendo afetado por ela.

(Sonora Luiz Alexandre Steinbach)

Quem participa ativamente ou parcialmente da corrupção, muitas vezes não se dá conta que não falta só o básico para quem precisa. Muitas vezes também no perfil da pessoa que comete uma corrupção, ela não consegue enxergar isso, mas falta infraestrutura, a estrada que ele vai dirigir o carro dele, vai ter mais buracos, um filho dele, um familiar, enfim. A questão de uma pandemia que a gente passou ainda existe, a questão de pesquisas, de vacinas, menos dinheiro, menos capital aplicado nessas questões, tudo em razão da corrupção. Falta dinheiro, fica mais escasso.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 04’16”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques