menu

TCE/SC apresenta nova diretoria e convida para Congresso Nacional de Comunicação

ter, 07/02/2023 - 16:28

VINHETA TCE INFORMA 
 

(OUÇA
 
LOCUTOR: A direção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu representantes da imprensa para um café da manhã nesta segunda-feira, dia 6. Na oportunidade, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior apresentou um breve balanço dos quatro anos de gestão e convidou os profissionais de comunicação para a posse da nova diretoria que será realizada no dia 13 de fevereiro, a partir das 17 horas.

O presidente também reforçou o convite para o 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) que será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, na sede do TCE/SC, em Florianópolis. O presidente destacou a importância da imprensa na aproximação entre a Instituição e a sociedade, e enfatizou que a atuação dos jornalistas é fundamental para o aprimoramento do órgão. 

A partir da semana que vem, o Tribunal de Contas será presidido pelo conselheiro Herneus De Nadal, tendo como vice, o conselheiro José Nei Ascari, e como corregedor-geral, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. Os três estavam no encontro com os jornalistas de vários veículos de comunicação.

Ao comentar sobre a gestão à frente do TCE/SC, o presidente Adircélio destacou que a Corte vem passando por uma transformação a fim de dar mais dinamismo e fluidez em suas ações, fomentando o diálogo entre as instituições, orientando e estimulando a governança pública. 

Ressaltou que as iniciativas do TCE/SC evitaram o desperdício de R$ 364 milhões de reais do dinheiro público, por meio de orientações e fiscalizações realizadas junto às unidades gestoras em Santa Catarina. A boa aplicação desses recursos, segundo o presidente Adircélio, deve ser acompanhada pelo cidadão catarinense.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
Essas questões têm que ser tratadas para além dos números. Eu acho que a preocupação principal tem que ser o cidadão, e diante disso, o desafio do Tribunal de Contas é superar justamente essa abordagem numérica de contas e atuar cada vez mais no sentido de ser um tribunal da Governança Pública, de forma que cobre dos gestores públicos e cobre de maneira construtiva, colaborativa, e até coercitiva quando necessário, justamente o aprimoramento nas entregas dos serviços públicos ao cidadão.

Locutor: O conselheiro Herneus De Nadal, que vai assumir a presidência do Tribunal de Contas no dia 13 deste mês, disse que deve dar continuidade aos projetos implementados pela atual gestão.

(Sonora Herneus De Nadal)
Não podemos numa troca de gestão em um tribunal interromper aquilo que vem dando certo e que se está obtendo resultados. Então nós vamos intensificar o nosso trabalho em TI (Tecnologia da Informação), intensificar o nosso trabalho na governança e também na conexão com a sociedade. Sem abrir mão das nossas responsabilidades tradicionais de fiscalização, de responsabilização nos casos que for necessário, mas atuando muito na gestão. É a nova vocação dos tribunais no Brasil e no mundo.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’10”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques