menu

TCE/SC encerra Congresso com lançamento de diretrizes de comunicação para os Tribunais de Contas

qui, 16/02/2023 - 13:15

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) encerrou nesta quarta-feira, dia 15, o 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que reuniu membros e servidores de Tribunais de Contas do país, além de outros órgãos e profissionais de comunicação. 

Quatro painéis fizeram parte do segundo dia de exposições e debates. A comunicação pública no ambiente digital foi tema das palestras de Aline Castro, da Associação Brasileira de Comunicação Pública e Bito Teles, da Brívia Comunicação e Marketing. 

O jornalista João Camargo Neto e o analista de política da CNN, Iuri Pitta, falaram sobre as estratégias de relacionamento e na gestão de crises. As políticas de informação e comunicação digital foram tema da palestra do jornalista Sérgio Lüdtke, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

No encerramento do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, houve o lançamento das diretrizes de comunicação para o Sistema de Contas no país, apresentado pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal. O documento está baseado em três eixos. Um com ações para o Sistema Tribunais de Contas, outro para os dirigentes dos tribunais e o terceiro para as áreas de comunicação das instituições. O presidente Herneus De Nadal considera o documento um avanço para melhorar a estrutura de comunicação dos tribunais de contas. 

Sonora Herneus De Nadal 
Esse é um processo que a gente pretende unificar, como estamos unificando no mundo todo, não só no Brasil, as normas de auditoria, nós também precisamos e queremos unificar a nossa comunicação. Então isso é cidadania, cidadania para aqueles que nos mantêm. O cidadão catarinense que através dos seus impostos mantém o tribunal funcionando. E estamos então, levando esse exemplo para o país todo. O nosso modelo, é um modelo que faz com que dentro de todos os cuidados de toda a economia possível, se possa então fazer essa comunicação direta com o servidor, com o gestor, enfim, com as partes, todos aqueles que têm relação com o dinheiro público, com a coisa pública no nosso Estado. 

Locutor: O corregedor do Tribunal de Contas do Pará (TCE/PA), conselheiro Luiz Cunha, enalteceu a realização do congresso e forma como os órgãos públicos catarinenses se comunicam com a população, por meio do convênio firmado com a Acaert. 

Sonora Luiz Cunha 
Eu considero este evento da maior importância para o Sistema Tribunais de Contas. É a primeira vez que acontece no nível de organização que está acontecendo, desta vez em Santa Catarina. É o primeiro evento nacional que congrega todos os tribunais de contas. Nós vamos encontrar o caminho para ter essa melhor comunicação com a sociedade. Eu creio que o que aconteceu aqui durante os dois dias vai permitir com que os tribunais possam ter o melhor planejamento e uma ação que possa realmente a gente ter como chegar ao cidadão. E este encontro está mostrando que nós temos que dar uma certa prioridade para a área de comunicação para que a gente possa evoluir no sentido de ter uma maior comunicação com a sociedade. E a experiência de Santa Catarina me causou uma excelente impressão. A forma como eles contratam os veículos de comunicação para levar as informações aos cidadãos de Santa Catarina. Achei perfeito, você democratiza, você é justo e faz com que a informação chegue a todos cidadãos. Então, Santa Catarina está de parabéns, e eu quero festejar a iniciativa da realização deste evento da maior importância para o controle externo brasileiro.

Locutor: Para o conselheiro do TCE catarinense, César Filomeno Fontes, a informação é essencial para a sociedade.

Sonora Cesar Fontes 
E o Tribunal realmente tem que se aproximar da sociedade, a sociedade tem que tomar conhecimento do que nós fazemos. O tribunal hoje é um tribunal moderno, um tribunal atuante. Agora, com esse evento, a gente sentiu que é obrigação nossa, aquilo que mexe com a sociedade, aquilo que o povo precisa saber a gente tem que informar.

Locutor: Na avaliação do diretor da assessoria de comunicação do TCE/SC, jornalista Rafael Martini, o evento inédito, realizado em Florianópolis, deu início a uma proposta de integração de todos os tribunais para melhorar a comunicação com a população. 

Sonora Rafael Martini 
A nossa avaliação é que foi, sem dúvida, plantado uma semente e que irá gerar frutos na comunicação do Sistema dos Tribunais de Contas. Isso não temos a menor dúvida. Nós temos representantes de praticamente 27 estados das Cortes de Contas e dos profissionais de comunicação, e todos saem daqui motivados e energizados com a ideia de que a gente vai poder construir uma unidade, um sistema que realmente atue em rede para que a gente possa divulgar o que eu sempre chamo, que é uma usina de pautas que é os números e os dados que os tribunais de contas possuem no Brasil.

Locutor: O Congresso foi realizado em parceria com a Atricon, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Abracom, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios, Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas e teve apoio da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. 

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 05’27”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC