menu

Tribunal de Contas e Atricon homenageiam Salomão Ribas Júnior pelos serviços prestados ao controle externo

qui, 29/02/2024 - 08:52

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: O conselheiro aposentado Salomão Ribas Júnior foi homenageado na tarde desta segunda-feira, dia 26, durante a sessão plenária, pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon. Ele recebeu o Colar do Mérito Ministro Miguel Seabra Fagundes, instituído pela Atricon, pelos relevantes serviços prestados ao controle externo e à administração pública brasileira.

Salomão Ribas Junior foi presidente da Atricon, do Instituto Rui Barbosa e presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina por três mandatos. Também ocupou a Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral.

Natural de Caçador, no meio oeste catarinense, o homenageado é formado em Direito, foi bancário, radialista, jornalista e técnico em contabilidade. Na política exerceu a função de Secretário de Estado em diversas pastas e foi Deputado Estadual por duas legislaturas. Ingressou no TCE/SC em 1990 e se aposentou em 2014. Salomão Ribas Júnior ocupa a Cadeira número 38 da Academia Catarinense de Letras.

Em seu pronunciamento, agradeceu a homenagem e destacou o período que atuou como conselheiro do Tribunal de Contas.

(Sonora Salomão Ribas Júnior)
Me sinto muito honrado em receber essa distinção. A primeira razão é porque a entrega oficial se faz no recinto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Este foi o lugar onde eu trabalhei mais tempo durante a minha vida, e aqui tudo foi construído, eu tenho certeza, foi com a participação do corpo deliberativo, sem dúvida, com a participação do corpo de Auditores, com a participação dos Procuradores, mas sempre trabalhamos em cooperação nas questões que envolviam o Tribunal de Contas. Muito obrigado por esta homenagem, que eu não considero justa assim, mas a essa altura da vida eu não recuso. Muito obrigado.

LOCUTOR: O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ressaltou a grande contribuição do conselheiro Salomão Ribas Junior nos avanços alcançados no sistema de controle das contas públicas.

(Sonora Herneus De Nadal)
Seja a comenda a homenagem mais destacada que lhe é feita, ela sempre fica aquém do seu conhecimento, da sua inteligência, da sua liderança, e tudo aquilo que o senhor tem feito e tem construído para o Sistema dos Tribunais de Contas do nosso país. As comendas que o senhor recebe que lhe foram delegadas pelo nosso Sistema Nacional do Controle de Contas, elas não conseguem expressar o quanto nós lhe devemos, e o quanto todos nós lhe respeitamos por tudo aquilo que o Senhor tem conseguido transmitir a todo Sistema em âmbito nacional e também com a sua participação que foi iniciando nos contatos internacionais para que o Sistema de Contas, possa de fato melhorar a vida da nossa população. O controle é um instrumento indispensável à Cidadania do povo brasileiro.

LOCUTOR: Também se manifestaram o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, o supervisor da Ouvidoria do Tribunal de Contas, conselheiro Wilson Rogério Wan Dall, os conselheiros Aderson Flores e Luiz Roberto Herbst e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPTC/SC), Diogo Ringenberg.

Além de familiares, prestigiaram a solenidade os conselheiros aposentados Moacir Bertoli, Otávio Gilson dos Santos e César Filomeno Fontes, a procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Cibelly Farias, e servidores do TCE/SC.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’49”
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques