menu

Podcast ISSO É DA SUA CONTA - Combate à Dengue - Marcos Vinícius de Carvalho

seg, 15/04/2024 - 09:11

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) decidiu autuar um processo específico para fiscalizar as ações dos 295 municípios no combate à dengue. O crescente número de óbitos e de casos confirmados da doença pela Vigilância Epidemiológica colocaram as Instituições e órgãos de controle em alerta.

...................

(OUÇA)

Abre trilha 
 
Locutor/Clemir: Olá amigos, sejam bem-vindos a mais um episódio do podcast Isso é da Sua Conta, do Tribunal de Contas de Santa Catarina, aqui pela Rádio Udesc, pelo Spotify e pelo portal do TCE/SC na internet. O assunto de hoje é a epidemia de dengue que afeta todo o país. 

Locutor/Nyrlene: Diante do crescente número de casos confirmados, o Tribunal de Contas de Santa Catarina, como órgão de controle das contas públicas e de fiscalização da efetividade das políticas públicas, decidiu autuar um processo específico para acompanhar o desempenho dos 295 municípios do estado no combate à dengue.
 
Locutor/Clemir: O TCE catarinense tomou por base os estudos da área técnica que, por meio de dois levantamentos, constatou que quase um terço dos municípios não criaram planos de contingência para o enfrentamento da dengue, conforme orientação do próprio Tribunal de Contas e a Vigilância Sanitária.

Locutor/Nyrlene: Nosso colega Edy Serpa vai trazer detalhes a respeito deste assunto, conduzindo mais um bate-papo aqui no nosso podcast. Olá Edy! 

Troca trilha 
Roda entrevista  
Troca trilha 

Locutor/Clemir: Valeu Edy, muito obrigado! Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, os municípios com maior incidência estão recebendo doses da vacina contra a dengue. Já são cerca de 110 mil casos prováveis da doença em 260 dos 295 municípios de Santa Catarina, um aumento de 188% em relação ao mesmo período do ano passado. 51 óbitos foram confirmados.  

Locutor/Nyrlene: É sempre bom lembrar que você também pode ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, tomando alguns cuidados básicos como verificar se a caixa d'água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas e cobrir piscinas, por exemplo. 

Locutor/Clemir: Bem, o episódio de hoje do nosso podcast fica por aqui. Muito obrigado pela sua companhia e até o próximo episódio! 

Fecha trilha 
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques