menu

Ouvidoria do Tribunal de Contas tem nova direção. Atuação do TCE/SC insere o Estado entre os primeiros no fornecimento de dados ao Cadastro Nacional de Informações em Saneamento Básico

ter, 08/10/2024 - 14:59

(OUÇA)

VINHETA TCE INFORMA
 
 
LOCUTOR: Os municípios catarinenses atenderam à convocação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e obtiveram um resultado positivo no cadastramento de dados junto ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, o Sinisa.

Após monitoramento e cobrança constante por parte do TCE/SC, quase 97% dos municípios do Estado preencheram o cadastro de informações sobre a gestão municipal em saneamento básico, o que colocou Santa Catarina em primeiro lugar dentre todas as unidades federativas do país.

Santa Catarina ainda se destacou entre os principais estados nos outros quatro critérios solicitados no cadastro: foi o segundo na informação sobre resíduos sólidos; o quinto no envio de dados sobre abastecimento de água; e o terceiro em informações sobre águas fluviais e esgoto.

O vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Nei Ascari, relator temático do meio ambiente e ocupação do solo, explica que o cadastro de informações no Sinisa é uma ação importante por parte dos municípios porque é a partir dos dados que se consegue estabelecer programas mais eficientes de melhoria no saneamento básico. Ressalta que com as informações é possível obter mais eficácia e transparência na gestão desses serviços, permitindo o acompanhamento e a avaliação para a melhoria contínua.

Santa Catarina é o 19º Estado no ranking de saneamento básico no país. O Novo Marco Legal do Saneamento trata do fornecimento regular de dados como condição obrigatória para acesso a recursos federais para atender essa política pública.

SINAL SONORO

LOCUTOR: A auditora fiscal de controle externo Walkiria Machado Rodrigues Maciel é a nova diretora da Ouvidoria do Tribunal de Contas. Ela assumiu a função no dia 1º de outubro em substituição a Paulo César Salum que está se aposentando depois de mais de 38 anos de serviços prestados no TCE/SC, oitos dos quais à frente da Ouvidoria.

Neste período, entre outras realizações, Salum implantou um plano de ação focado na eliminação das pendências das diretorias técnicas e prestou apoio incondicional na capacitação das ouvidorias municipais.

O supervisor da Ouvidoria do Tribunal de Contas, conselheiro Wilson Wan-Dall, agradeceu o empenho de Paulo Salum enquanto responsável pela unidade.

(Sonora Wilson Wan-Dall)
Sua contribuição para o TCE/SC sempre será lembrada com respeito e admiração. Em nome da Ouvidoria e de toda equipe do Tribunal de Contas, expresso meu profundo agradecimento por sua dedicação e competência.

LOCUTOR: Wan-Dall também parabenizou Walkiria Maciel como nova diretora da Ouvidoria

(Sonora Wilson Wan-Dall)
 Confio plenamente que a Walkiria não apenas corresponderá às expectativas, mas superará os desafios com a competência que sempre demonstrou. Ela já demonstrou ao longo de sua trajetória nesta Casa, uma dedicação incansável a cada projeto, sempre buscando melhorias e avanços que agora, sob sua direção, certamente elevarão ainda mais a atuação da Ouvidoria.

LOCUTOR: A Ouvidoria é a estrutura responsável pelo recebimento e pelo processamento de todas as comunicações, que resultam em contribuições, sugestões e a autuação de processos que são importantes no cumprimento da tarefa do Tribunal de Contas.

 
VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’50”
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques