Descrição - Cumprindo o compromisso com a orientação dos órgãos fiscalizados sobre as obrigações previstas na legislação que regem o serviço público, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), realizou uma capacitação para representantes dos 295 municípios do Estado, sobre a elaboração das peças orçamentárias. O objetivo do treinamento foi tirar dúvidas e reduzir as inconsistências identificadas nas remessas de dados para a elaboração dos orçamentos municipais.
(OUÇA)
............................
ABRE TRILHA
Locutor/Clemir: Olá amigos! Certamente você já ouviu falar no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual. São instrumentos que mantêm relação direta entre si e mais, têm tudo a ver com o que os governos Federal, Estaduais e os Municípios planejam e podem fazer para aplicar o dinheiro público nas políticas que atendem diretamente o cidadão brasileiro, incluindo, entre outras coisas, despesas diretas, indiretas da administração e investimentos obrigatórios.
Locutor/Nyrlene: A elaboração dessas peças orçamentárias, que têm previsão anual de quatro anos, é feita por servidores públicos lotados nas áreas de planejamento e finanças. É o caso do município onde você mora.
Para que a prefeitura possa fazer os investimentos necessários, é obrigatória a elaboração dessas previsões orçamentárias dentro do ordenamento de cada uma das três leis estabelecidas.
Locutor/Clemir: É, mas nem sempre as informações sobre esse planejamento chegam como prevê a legislação aos órgãos de controle dos gastos públicos, como os Tribunais de Contas, por exemplo. O TCE catarinense, já encontrou inconsistências na elaboração dessas peças em muitos municípios.
Locutor/Nyrlene: Para reduzir a incidência, as unidades técnicas do Tribunal, que estão diretamente ligadas a esse setor, realizaram uma live com gestores e servidores das áreas de planejamento, orçamento e controle interno dos 295 municípios catarinenses, exatamente para orientar, tirar dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que é a porta de entrada dos dados oficiais de cada órgão fiscalizado pela Corte.
Locutor/Clemir: Nosso colega Edy Serpa, conversa agora com os técnicos do Tribunal de Contas sobre essa capacitação e a importância dela para o bom andamento do controle dos gastos públicos e das administrações municipais. Olá Edy, é com você!
TROCA TRILHA
RODA SONORA
TROCA TRILHA
Locutor/Nyrlene: Obrigada Edy! lembrando que a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual estão sendo elaboradas neste ano para valer em 2026, e o Plano Plurianual dos municípios é criado para vigorar sempre para os próximos quatro anos seguintes.
Locutor/Clemir: E nós ficamos por aqui! Obrigado pela companhia e até a próxima edição do podcast Isso é da Sua Conta.
FECHA TRILHA
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies