Locutor: A sede do TCE/SC, em Florianópolis foi palco, na última sexta-feira, da entrega do Prêmio Lume: Escola Referência, na sua terceira edição. Uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que reconhece boas práticas de gestão e qualidade do ensino público.
Doze escolas distribuídas pelas seis mesorregiões do Estado, passaram por pré-qualificação, mérito e validação até chegar ao título de vencedoras.
O evento também marcou a renovação do acordo de cooperação entre as 15 instituições que formam o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, além do lançamento do novo Painel estadual do Indicador de Qualidade das Escolas (IQESC), uma ferramenta on-line voltada ao controle social da qualidade do ensino baseada nos dados do ICMS Educação do TCE/SC.
Em seu pronunciamento, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Herneus De Nadal, destacou o papel do Tribunal e da boa gestão para garantir uma educação pública de qualidade.
(Sonora Herneus De Nadal)
Locutor: O conselheiro-substituto Gerson Sicca, relator temático da Educação no TCE/SC, reforçou a qualidade das escolas premiadas e o trabalho do Grupo Estratégico.
(Sonora Gerson Sicca)
Locutor: Entre as 12 vencedoras, está a Escola Estadual Osni Medeiros Régis, de São José do Cedro, representando a região Oeste do Estado. A diretora da escola, Mara De Ré, agradeceu o reconhecimento pelo trabalho realizado.
(Sonora Mara De Ré)
Locutor: A outra unidade de ensino premiada da região Oeste é a Escola do Campo Tarumazinho, do município de Águas Frias. Na região norte foram premiadas as escolas Amandus Bauer, de Itaiópolis, e Professor Francisco Rieper, de Joinville.
Na Serra, escolas Maria Quitéria, de Lages, e Núcleo Antonieta Farias de Souza, do município de Palmeira. No Vale do Itajaí, a escola Christoph Augenstein, de Blumenau, e a escola municipal Padre José de Anchieta, de Itajaí.
O diretor desta escola, Roberto Lúcio de Vargas, destacou a gestão democrática que impacta a família e toda comunidade.
(Sonora Roberto Lúcio de Vargas)
Locutor: Pela Grande Florianópolis, foram premiadas as escolas Homero de Miranda Gomes e Centro Educacional Antônio Francisco Machado, de São José. Na região sul, Imaculada Conceição, de Jacinto Machado, e Hermínia de Souza Marques, de Imbituba.
O Prêmio Lume inclui certificado, placa de reconhecimento, obras artísticas e uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), além da doação de mais de 500 equipamentos para as escolas pelo Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
VINHETA TCE INFORMOU
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies