menu

Tribunal de Contas revoga cautelar e libera contratação para construção de quatro penitenciárias

sex, 12/06/2026 - 14:17

OUÇA

 

Locutor: Tribunal de Contas revoga cautelar e libera contratação para construção de quatro penitenciárias

Vinheta TCE Informa

Locutor: O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) revogou a medida cautelar que impedia a assinatura do contrato para a construção de quatro novas penitenciárias no Estado. A decisão permite que o Governo do Estado dê continuidade ao processo de contratação, estimado em mais de 370 milhões de reais.

A liberação ocorreu após a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade atender às orientações feitas pelo Tribunal durante a análise do processo licitatório.

O relator do caso, conselheiro Wilson Wan-Dall, destacou que a manutenção da suspensão poderia causar prejuízos ao interesse público, diante da necessidade de ampliar a capacidade do sistema prisional catarinense.

Segundo ele, o atraso na contratação poderia comprometer uma obra considerada estratégica para enfrentar a falta de vagas nas unidades prisionais do Estado.

O projeto prevê a construção de quatro penitenciárias, sendo duas em Lages, uma em Xanxerê e outra em Chapecó. Juntas, as novas unidades devem oferecer cerca de 3 mil e 200 vagas, com capacidade para aproximadamente 800 detentos em cada estabelecimento.

De acordo com o edital, o prazo previsto para elaboração dos projetos e execução das obras é de 16 meses.

Com informações do Tribunal de Contas de Santa Catarina, repórter Edy Serpa. 

Vinheta TCE Informou
 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Concurso do TCE/SC
Prêmio de Jornalismo do TCE/SC — Conselheiro Salomão Ribas Junior
EducaTCE/SC
Programa Nacional da Transparência Pública - Ciclo 2026
Espaço da Revista do TCE/SC
Portal da Residência
Livro digital "Tribunal de Contas de Santa Catarina: há 70 anos fazendo diferença na vida das pessoas"
Agenda dos Gestores
Rádio TCE/SC
TCs na TV