menu

TCE/SC cria banco de talentos de seus servidores

ter, 18/06/2019 - 00:09

Registros funcionais e acadêmicos e outros dados que demonstrem as competências técnicas e comportamentais dos servidores integram o banco de talentos do Tribunal de Contas de Santa Catarina, iniciativa demandada pela atual gestão. “A ideia de criarmos um banco de talentos vem no sentido de instrumentalizar o nosso tribunal com informações sobre o seu corpo funcional”, declarou o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Na opinião do presidente, o instrumento é importante para o planejamento de ações que envolvam a gestão de pessoas, na medida em que contribui para que a Administração conheça o perfil dos servidores. “Não é eficiente trabalharmos às cegas, quando ferramentas de TI [tecnologia da informação] podem nos auxiliar no processo de tomada de decisão”, afirmou.

As informações contidas nos cadastros da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e do Instituto de Contas (Icon) foram importadas pela Diretoria de Informática (DIN) para o Sistema de Gestão Educacional (Sophos), cedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO), em 2017. Assim que a DGP e o Icon concluírem a conferência do registro das competências técnicas, a DIN disponibilizará acesso ao sistema aos servidores, para que, por meio do TCE Virtual, possam consultar as suas informações no item “Meu Cadastro”, do menu lateral.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Giane Vanessa Fiorini, a ferramenta será operacionalizada pela DGP e deverá contribuir para a escolha de perfis conforme a necessidade da Instituição, seja para a definição de membros de comissões e grupos de trabalho ou de outras situações.

Além disso, poderá auxiliar na seleção de instrutores de cursos e palestras promovidos pelo Instituto de Contas do TCE/SC. Mas a diretora do Icon, Sabrina Maddalozzo Pivatto, ressalta que o servidor interessado em atuar como facilitador deverá manifestar interesse no Sophos, no topo da tela “Meu Cadastro”. 

A criação do banco de talentos também atende a um dos critérios em avaliação na edição deste ano do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que trata da implementação de ações voltadas à gestão de competências e liderança.

Ainda no Sophos serão armazenadas todas as informações referentes às capacitações dos servidores, atualmente registradas no TCE Virtual, item Capacitação - Eventos. A diretora do Icon ressalta que a ferramenta agilizará a gestão de cursos organizados pelo Tribunal catarinense, pois permitirá a realização de inscrições, o registro de frequências e a emissão de certificados.

Segundo o diretor de Informática, Wallace da Silva Pereira, o Sistema de Gestão Educacional utiliza a linguagem Java, que está em sintonia com os demais sistemas utilizados pelo Tribunal catarinense, facilitando, dessa forma, as atualizações necessárias e o suporte técnico.

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

Instagram: tce_sc

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques