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TCE/SC estimula gestores estaduais e municipais da Educação a responderem, até 30 de julho, questionário sobre seleção e alocação de professores

sex, 21/07/2023 - 12:43
Banner horizontal com a imagem de uma professora, em pé e com roupa amarela, escrevendo em um quadro. Sobre o quadro, à direita, no canto superior, o texto “Educação - Pesquisa BID”, em fonte branca, e no canto inferior, o logo do TCE/SC.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, enviou ofício ao secretário de Estado da Educação, aos prefeitos e aos secretários de Educação dos 295 municípios catarinenses para convidá-los a participar da pesquisa “Diagnóstico da seleção e alocação docente no Brasil”.  

A iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o movimento Profissão Docente (PD) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB), busca criar um panorama nacional e representativo dos processos de seleção e de alocação de professores no país, a partir das respostas das redes estaduais e municipais de Educação em todo o Brasil. 

Conforme orientações dos pesquisadores, o questionário deverá ser respondido pela pessoa responsável pelo processo de seleção e de alocação em cada secretaria municipal e na Secretaria Estadual de Educação. Para acesso ao formulário de resposta, basta clicar no link https://diagnosticoselecaoalocacao.paperform.co/.  

A pesquisa é on-line e dura cerca de 20 minutos, sendo necessário que somente um representante por município e um pelo Estado preencham o formulário até o dia 30 de julho. Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail (diagnosticoselecaoalocacao@gmail.com) ou pelo WhatsApp (+55 11 99108-7228).  

 

Plano Nacional de Educação 

No ofício, enviado por proposição do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático dos processos relacionados à Educação no TCE/SC, o presidente ressalta que a contribuição ajudará os entes federativos, as instâncias de monitoramento e de controle e a sociedade civil no acompanhamento das metas 15, 16, 17, 18 e 19 do Plano Nacional da Educação, que envolvem a formação docente, a valorização dos professores e a gestão democrática, principalmente. 

Ao mencionar o final do prazo do ciclo decenal da política pública, o conselheiro Herneus enfatiza que a pesquisa é importante para a obtenção de um panorama sobre a temática docente, que poderá ser utilizado para a priorização de ações e para a elaboração do próximo ciclo de planejamento. 

 

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