menu

TCE/SC realiza o 1º Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas

sex, 24/04/2026 - 12:50
Resumo em linguagem simples

O 1º Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas será realizado nos dias 25 e 26 de maio, no TCE/SC, em Florianópolis, com foco na construção de políticas públicas efetivas e integradas. A iniciativa busca promover o debate interinstitucional sobre agroecologia, avanços legislativos, implementação local e o papel dos órgãos de controle. Voltado a gestores públicos, instituições de controle, pesquisadores e sociedade civil, o evento discute desafios e soluções para fortalecer a agroecologia e a segurança alimentar nos municípios.

Banner horizontal com fundo em tons de verde-claro. À esquerda, desenho de uma lupa com folhagem ao centro, formada pela sobreposição de círculos coloridos. À direita, o título "Primeiro Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas". Abaixo, ícones relacionados à agroecologia, informações de data e local e logo dos realizadores e apoiadores. No canto superior, direito, faixa verde com o texto "Inscreva-se".

Caminhos possíveis para políticas públicas efetivas e integradas. Esse é o tema que irá nortear as discussões do 1º Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas, que será realizado no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), nos dias 25 e 26 de maio, em Florianópolis. Para se inscrever, clique aqui

O evento busca promover um debate qualificado e interinstitucional sobre os desafios relacionados ao alinhamento das políticas públicas, aos avanços legislativos e à implementação local da agroecologia, bem como às ações institucionais de monitoramento e controle.  

“A realização deste primeiro congresso revela a crescente relevância institucional da temática em âmbito nacional, ao inserir a agroecologia na agenda dos órgãos de controle e reforçar seu papel estratégico na formulação e avaliação de políticas públicas”, destaca a conselheira substituta e relatora temática de agroecologia no TCE/SC, Sabrina Nunes Iocken. Ela ressalta que, ao abordar os sistemas alimentares produtivos, o debate alcança impactos diretos sobre a saúde humana e a sustentabilidade ambiental, evidenciando a interdependência entre produção de alimentos, qualidade de vida e preservação dos recursos naturais. “Nesse contexto, torna-se ainda mais evidente a lacuna existente nos municípios catarinenses, uma vez que poucos deles dispõem de legislação específica sobre política municipal de agroecologia, instrumento fundamental para elaboração de políticas públicas que auxiliem no processo de transição agroecológica”, aponta Sabrina. 

Inciativa da Relatoria da Agroecologia do TCE/SC, o evento destina-se a gestores públicos estaduais e municipais, membros e servidores de Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e demais órgãos de controle; parlamentares e assessores legislativos; pesquisadores, professores e estudantes; representantes de cooperativas, associações e movimentos da agroecologia e da agricultura familiar; profissionais da área de segurança alimentar e nutricional; e sociedade civil organizada interessada no tema.  

O congresso busca valorizar o papel estratégico dos municípios na criação de políticas públicas voltadas à agroecologia e à segurança alimentar, promovendo soluções locais para desafios globais. Em 2024 e 2026, no âmbito das atividades da Relatoria Temática da Agroecologia, foram aplicados dois questionários aos municípios e ao Estado, com a finalidade de traçar um diagnóstico das políticas públicas previstas e implementadas. “O cenário identificado, sobretudo quanto à instituição e à implementação da Política Agroecológica, tem se mostrado desafiador”, justifica a relatora Sabrina. 

programação  vai debater temas como agroecologia, sustentabilidade e o papel das organizações públicas; a participação do Legislativo na promoção de políticas públicas; desafios para a redução e controle de agrotóxicos; o processo de transição agroecológica; e como o TCE/SC pode contribuir para a melhoria da gestão de políticas públicas agroecológicas. 

Além dos painéis, a programação inclui a realização de uma visita guiada , no dia 26/5,  à Jovem Agrofloresta da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com uma oficina prática sobre a produção de bioinsumos para o manejo agroecológico. A atividade, coordenada pela Alesc, será realizada em grupos. O primeiro grupo começas às às 14h, os demais a cada 45 minutos. O último grupo é às 16h15.  Para participar destas atividades, é necessário, no ato da inscrição, marcar a opção de participação nas oficinas.

O congresso é uma parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos e Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

 

 

Acompanhe o TCE/SC:  

Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC   
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC