menu

Destinação correta dos resíduos sólidos é preocupação do TCE/SC

seg, 17/02/2025 - 17:43
Banner horizontal com foto de dois homens carregando, em uma estrutura de ferro, móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática fora de condições de uso. Ao lado deles, há uma pilha de equipamentos eletrônicos para descarte. Sobre a imagem, no canto inferior esquerdo, os ícones dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12, consumo e produção responsáveis, e 13, ação contra a mudança global do clima.

Móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que não têm mais condições de uso foram recolhidos, na sexta-feira (14/2), pela Autarquia de Melhoramentos de Florianópolis (Comcap). O descarte desses materiais é feito de uma forma diferente do lixo comum, por conterem componentes específicos.  

Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 300 itens. Os móveis e eletrodomésticos serão repassados a cooperativas vinculadas à Comcap. Já os equipamentos de informática serão encaminhados a uma empresa especializada contratada pela autarquia para esse tipo de descarte. 

O chefe da Divisão de Materiais e Patrimônio do TCE/SC, Christiano Augusto Apocalypse Rodrigues, explica que um computador possui, por exemplo, peças com metais pesados, que podem poluir o solo e as águas se não tiverem a destinação correta. Quem também manipula esses materiais, desmontando as máquinas e separando os componentes, precisa ser capacitado e usar equipamentos de proteção.  

A parceria do TCE/SC com a Comcap para o descarte correto de resíduos sólidos teve parecer favorável da Comissão Ambiental, Social e Governança (ASG) da instituição estadual. A ação está em acordo com a Resolução N. TC – 250/2024, que estabelece normas para alienação de bens móveis inservíveis do TCE/SC.   

De acordo com a norma, quando o bem é irrecuperável, o TCE/SC pode determinar o método mais apropriado para a eliminação, considerando o recolhimento necessário e a destinação ambientalmente correta dos resíduos e dos rejeitos gerados. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

Melhorar a gestão dos resíduos sólidos gerados na sede do TCE/SC é um dos objetivos do Plano de Logística Sustentável da Instituição. A gestão de resíduos é um tema que se vincula, especificamente, a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): 

ODS 12. Consumo e produção responsáveis 
ODS 13. Ação contra a mudança global do clima 
 

Acompanhe o TCE/SC: 

Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: @TribContasSC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: @tcesc 
Flickr: www.flickr.com/tce_sc 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques