Móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que não têm mais condições de uso foram recolhidos, na sexta-feira (14/2), pela Autarquia de Melhoramentos de Florianópolis (Comcap). O descarte desses materiais é feito de uma forma diferente do lixo comum, por conterem componentes específicos.
Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 300 itens. Os móveis e eletrodomésticos serão repassados a cooperativas vinculadas à Comcap. Já os equipamentos de informática serão encaminhados a uma empresa especializada contratada pela autarquia para esse tipo de descarte.
O chefe da Divisão de Materiais e Patrimônio do TCE/SC, Christiano Augusto Apocalypse Rodrigues, explica que um computador possui, por exemplo, peças com metais pesados, que podem poluir o solo e as águas se não tiverem a destinação correta. Quem também manipula esses materiais, desmontando as máquinas e separando os componentes, precisa ser capacitado e usar equipamentos de proteção.
A parceria do TCE/SC com a Comcap para o descarte correto de resíduos sólidos teve parecer favorável da Comissão Ambiental, Social e Governança (ASG) da instituição estadual. A ação está em acordo com a Resolução N. TC – 250/2024, que estabelece normas para alienação de bens móveis inservíveis do TCE/SC.
De acordo com a norma, quando o bem é irrecuperável, o TCE/SC pode determinar o método mais apropriado para a eliminação, considerando o recolhimento necessário e a destinação ambientalmente correta dos resíduos e dos rejeitos gerados.
Melhorar a gestão dos resíduos sólidos gerados na sede do TCE/SC é um dos objetivos do Plano de Logística Sustentável da Instituição. A gestão de resíduos é um tema que se vincula, especificamente, a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU):
ODS 12. Consumo e produção responsáveis
ODS 13. Ação contra a mudança global do clima
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: @TribContasSC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: @tcesc
Flickr: www.flickr.com/tce_sc
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies