menu

Conclusão da análise técnica do TCE/SC sobre as contas/2022 abre prazo para manifestação do Governo do Estado

sex, 05/05/2023 - 08:48
Banner horizontal com imagens e desenhos de pessoas caminhando e de costas, em tons de roxo e azul. Sobre a imagem, o texto “Contas 2022”, no canto superior esquerdo, destacado sobre dois retângulos: um azul e um roxo, respectivamente.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Luiz Eduardo Cherem, relator das contas do Governo do Estado relativas ao exercício financeiro de 2022, encaminhou, no início desta semana, o relatório elaborado pela Diretoria de Contas de Governo (DGO) ao atual e ao ex-governador, Jorginho Mello e Carlos Moisés da Silva, respectivamente, e ao secretário da Fazenda, Cleverson Siewert. Eles terão até o dia 8 de maio para apresentar manifestação ao TCE/SC sobre os apontamentos feitos pela área técnica, conforme previsto no Regimento Interno do TCE/SC. 

Com 330 páginas, o relatório elaborado pela Coordenadoria de Contas de Governo Estadual da DGO traz informações sobre a gestão fiscal, orçamentária, patrimonial e financeira do Estado em 2022. A análise contempla a verificação dos orçamentos públicos, da arrecadação e das despesas realizadas, como o cumprimento dos limites constitucionais e legais dos gastos com saúde, educação, pessoal e endividamento. 

Concluído o prazo do Governo do Estado, a DGO terá até o dia 11 de maio para avaliar as informações complementares apresentadas e para enviar o relatório para o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, para emissão de parecer até 16 de maio. Na sequência, o conselheiro Dado Cherem terá até 20 de maio para elaborar o seu relatório e a proposta de parecer prévio a ser submetida à apreciação do Tribunal Pleno na sessão extraordinária híbrida marcada para o dia 23 de maio, a partir das 14 horas. 

O parecer prévio sobre as contas/2022 servirá de subsídio para o julgamento político-administrativo pela Assembleia Legislativa, a quem cabe aprovar ou rejeitar o balanço geral do Estado. Também permitirá que a sociedade catarinense tenha acesso a informações sobre o desempenho do Poder Público em funções essenciais como educação, saúde, gestão ambiental, segurança pública, assistência social e transporte.  

A avaliação dos resultados das empresas estatais, das autarquias, das fundações e dos fundos especiais também integram o relatório técnico, além das atividades dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do próprio Tribunal de Contas. 

 

  
Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques