menu

I Seminário de Comunicação debate transparência e construção da imagem dos tribunais de contas

qui, 27/08/2009 - 00:00

     A transparência das ações dos órgãos de controle externo, a estruturação das áreas de comunicação como base para a construção da imagem das instituições e a política de comunicação nos tribunais de contas são temas que vão mobilizar os debates do I Seminário de Comunicação IRB-Promoex — Efetividade e transparência: a construção da imagem dos tribunais de contas, que teve início nesta quinta-feira (27/08), em Cuiabá (MT). Os conselheiros Luiz Roberto Herbst, corregedor geral, e Salomão Ribas Junior, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), a auditora substituta de conselheiro Sabrina Nunes Iocken e o servidores Trícia Munari Pereira e Paulo Roberto Riccioni Gonçalves, representam o Tribunal de Contas de Santa no evento. Promovido pelo TCE de Mato Grosso, com o apoio do IRB — associação de estudos dos tribunais de contas do Brasil —, o encontro nacional tem transmissão, ao vivo, pela Internet, através do site do TCE/MT (www.tce.mt.gov.br).
         Para o conselheiro do TCM do Ceará Luiz César Gadelha Vieira, coordenador do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros (Promoex), “a crescente importância de uma comunicação ágil e moderna, para garantir um diálogo mais efetivo do Tribunal de Contas com a sociedade”, demonstra a oportunidade do encontro nacional — uma das metas do programa de modernização.
         O I Seminário, que reúne conselheiros, auditores e representantes técnicos da área de comunicação de tribunais de contas de todo Brasil, prossegue até esta sexta-feira (27/08), na Escola Superior de Contas do TCE/MT. Segundo o presidente da Instituição, conselheiro Antonio Joaquim, a proposta é sensibilizar os tribunais de contas para temas importantes e que dizem respeito à comunicação das instituições e mobilizar as assessorias de imprensa para ações em conjunto, visando à transparência dos órgãos de controle externo.
         O programa do encontro demonstra a preocupação das instituições responsáveis pelo controle externo do País em buscar maior interação com a sociedade e reconhecimento pelos resultados efetivos de sua atuação na fiscalização da gestão pública brasileira.
          A transparência nas instituições brasileiras e como lidar com crises de imagem são alguns dos temas em pauta nesta quinta-feira. Os painéis têm como expositores e debatedores, dentre outros, o ministro substituto Marcos Bemquerer Costa do Tribunal de Contas da União — que fez a palestra de abertura, com o tema “A efetividade do controle externo: comunicação depende de atitudes” —, o presidente do IRB e conselheiro do TCE/SC, Salomão Ribas, e o conselheiro Valter Albano, do TCE/MT.
          A criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e os seus efeitos sobre a rotina dessas instituições de controle externo também estarão em debate. Participam das discussões os conselheiros Thiers Montebelo, do TCM do Rio de Janeiro, e Severiano de Aguiar, do TCE do Tocantins, além do presidente do TCE/MT, conselheiro Antonio Joaquim.
          Nesta sexta-feira, a política de comunicação, a estruturação e articulação das áreas de comunicação como base para a construção da imagem dos tribunais de contas nortearão as discussões. Na oportunidade, o TCE/MT vai apresentar um projeto de política de comunicação, na expectativa de que a proposta possa servir de referência para os demais tribunais.
          No painel que aborda os desafios que pessoas e instituições enfrentam diante das chamadas crises de imagem estava confirmada a participação do jornalista e professor João José Forni, que atua com comunicação empresarial e comunicação de crise.

Com informações do TCE/MT.

 

Programa:

27/08
08:30 Credenciamento
09:00 Abertura
09:30 A efetividade do controle externo: comunicação depende de atitudes
10:30 Intervenção do Público
10:50 Coffee break
11:10 A transparência nas instituições públicas brasileiras
12:10 Intervenção do Público
12:30 Almoço
14:00 Como lidar com crises de imagem
15:00 Intervenção do Público
15:20 A articulação dos Tribunais de Contas com outras instituições
16:20 Intervenção do Público
16:40 Coffee Break
17:00 A criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e os efeitos sobre a rotina dos Tribunais

28/08
08:30 A estruturação e a articulação das áreas de comunicação
09:30 Intervenções do público
09:50 Coffee break
10:10 A política de comunicação nos Tribunais de Contas
11:10 Portal, Rede dos TCs e GCI - avaliação, resultados e perspectivas
12:00 Intervenção do público
12:30 Intervalo para almoço
14:00 Comunicação integrada - A experiência do TCE-MT e do TCU
15:00 A imagem dos Tribunais: o uso de pesquisas de avaliação como modo de aferição
15:30 Intervenção do Público
16:00 Intervalo
16:20 Plenária
18h15 Encerramento

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques