No endereço http://channel.tcesc/channel, utilizando o mesmo login e a senha de acesso à rede do TCE/SC, os servidores podem acompanhar a execução do Plano Estratégico 2008-2012 (Saiba Mais 1). Estão disponíveis o mapa estratégico do TCE/SC, com seus objetivos distribuídos em quatro perspectivas (resultados, aprendizagem e crescimento, processos internos e financeira), além de informações sobre o andamento dos projetos decorrentes das 25 iniciativas elencadas no Plano de Diretrizes para 2012 (Saiba Mais 2). “O Plano de Diretrizes é o instrumento utilizado para a execução do planejamento estratégico, permitindo a revisão das estratégias anualmente e a priorização de iniciativas com maior impacto na concretização dos objetivos estabelecidos”, explica o chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Indicadores da DPE, Cláudio Cherem de Abreu.
Tanto os objetivos estratégicos constantes no mapa, quanto os projetos, estão sinalizados de verde (quando o desempenho esperado é atingido), amarelo (quando se aproxima do desempenho desejado) ou vermelho (quando o desempenho está abaixo do aguardado). A marcação é feita com base em indicadores e/ou no cumprimento das etapas dos projetos. “Como a execução é dinâmica, essa coloração acompanhará sempre a evolução dos trabalhos”, explica Cherem. A execução dos projetos pode ser acompanhada ainda pelo gráfico de Gantt, que faz uma relação entre as atividades planejadas e o tempo gasto para executá-las. Dados como datas de início e término dos projetos e percentual executado em relação ao planejado também podem ser visualizados.
Na tarde desta terça-feira (20/11), Cherem apresentou ao presidente César Filomeno Fontes os resultados do trabalho desenvolvido pela DPE em 2012 quanto ao acompanhamento do planejamento estratégico, incluindo uma avaliação dos exercícios anteriores. “Para o planejamento dar certo, ele tem que ser monitorado”, disse, ao destacar a importância de os servidores também acompanharem o processo. “O envolvimento efetivo dos servidores com os objetivos a serem atingidos só é possível com o conhecimento do plano estratégico”, enfatizou.
No Channel — um software de uso corporativo — ficam registrados todos os passos do projeto. Um grupo de servidores recebeu treinamento para cadastrar informações e gerenciar os projetos. “O Channel foi adquirido pelo IRB, com recursos do Promoex, e disponibilizado aos tribunais de contas. O TCE/SC apenas contratou a capacitação dos nossos servidores para utilizarem o sistema”, detalhou Cherem, durante a reunião.
A DPE elaborou um tutorial para explicar como as informações sobre o planejamento estratégico podem ser acessadas. Além de Cherem e do presidente, participaram da reunião desta terça-feira o diretor da DPE, Raul Fernando Fernandes Teixeira, Simone Cunha de Farias e Adriana Luz, servidoras da DPE, o diretor da DGPA, Edison Stieven, a chefe da Acom, Lúcia Helena Fernandes de Oliveira Prujá, Magda Audrey Pamplona, jornalista da Acom, e Jislaine Santi, da empresa JExperts, ministrante dos cursos de capacitação do Channel no TCE/SC.
Saiba Mais 1: Plano Estratégico
A resolução N. TC-68/2012 prorrogou o planejamento estratégico 2008-2011 do TCE/SC até 31 de dezembro de 2012.
Fonte: Resolução N. TC-68/2012, em http://www.tce.sc.gov.br/site/legislacao/arquivos/resolucao_n__68-2012_consolidada.pdf
Saiba Mais 2: Plano de Diretrizes 2012
A portaria nº TC 413/2012, que aprova o plano de diretrizes do TCE/SC para o atual exercício, foi publicada nas páginas 22 e 23 do Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e) de 20 de junho, disponível em http://consulta.tce.sc.gov.br/Diario/dotc-e2012-06-20.pdf .
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies